segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueEducação em Tempo Integral no Paraná triplica em quatro anos

Educação em Tempo Integral no Paraná triplica em quatro anos

spot_img

A rede estadual de ensino passará a ter cerca de 250 escolas de Educação em Tempo Integral no ano letivo de 2023. O número será mais de três vezes superior ao de 2019 (73) e mais de quatro vezes ao de 2018 (56). Esses colégios fazem parte do programa Paraná Integral (que consiste em colégios totalmente integrais) ou do programa Integral + (em que algumas turmas dos colégios adotam o modelo).

No momento, o estado tem 167 instituições com o ensino em Tempo Integral, sendo 60 do Paraná Integral e 107 do Integral +, atendendo 40 mil estudantes em 103 municípios. Com a continuidade dessa expansão, o número de alunos e alunas deve ultrapassar os 60 mil. O modelo chegará a 150 cidades paranaenses em todos os 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação).

Esse avanço foi feito mesmo em meio à pandemia, que impactou fortemente a educação, e quando as escolas foram reabertas, o ritmo foi acelerado. De 2021 para este ano, por exemplo, o número de instituições cresceu 80% e o número de estudantes atendidos dobrou.

“Essa é mais uma promessa cumprida e que vamos seguir avançando. Assim como outras modalidades que temos, o ensino integral é opção para os pais que desejam que seus filhos permaneçam mais tempo na escola, sob o cuidado dos profissionais, aprendendo mais e ampliando seus conhecimentos”, frisa o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ensino Profissional – Com a matriz curricular já alterada desde o início deste ano devido ao início do novo ensino médio para a primeira série, a novidade para 2023 será o início do ensino profissional em tempo integral, algo inédito até então, com a oferta de sete cursos (itinerários formativos) em pouco mais de 40 colégios: Administração, Agronegócios, Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia, Marketing, Jogos Digitais e Formação de Docentes.

Tempo na escola – Nas escolas de Educação em Tempo Integral, os estudantes passam nove horas por dia no colégio: são nove aulas diárias de 50 minutos, uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, um pela manhã e outro à tarde. Durante esse período são servidas quatro refeições.

Ao todo a carga horária da matriz curricular é de 45 horas-aula semanais, ou 1.500 ao longo do ano, quase o dobro do ensino fundamental regular (800) ou 50% superior à do novo ensino médio (1.000).

Nas escolas do Paraná Integral a jornada ampliada também é aplicada ao professor, que cumpre todas as 40 horas semanais na instituição. Na prática, é mais tempo para planejar as aulas e criar estratégias interdisciplinares.

O modelo – Em 2019, além de planejar a expansão, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) criou uma nova proposta pedagógica e gestão para o integral, adotando o modelo da Escola da Escolha, também utilizado em outras unidades federativas e que conta com parcerias de institutos da sociedade civil.

Em resumo, o modelo funciona com o currículo integrado pelos componentes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e uma parte de formação diversificada, oportunizando experiências contextualizadas ao estudante, considerando suas necessidades e interesses. Dentro disso entram disciplinas como Estudo Orientado, Práticas Experimentais, Protagonismo e o Projeto de Vida, na qual o estudante reflete sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida (neste ano, este componente também foi inserido no novo ensino médio).

Ou seja, a ideia é permitir que os estudantes tenham mais protagonismo na escola, entendendo melhor as referências sobre valores e ideais e sobre onde querem chegar e quem pretendem ser. Além disso, o modelo tem criado uma comunidade escolar mais participativa, com alunos, professores, diretores e pais construindo uma relação de mais confiança.

Notícias Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece maravilhoso?
    Mas você sabia que estão fazendo isso para acabar com a inclusão?
    Alunos que necessitam de terapias, como autistas, não serão mais aceitos na rede pública, visto que as terapias não justificarão as faltas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -