sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEducaçãoTransferência de colégio pode ser feita de forma online

Transferência de colégio pode ser feita de forma online

spot_img

Os alunos da rede estadual que buscam transferência para outro colégio agora podem realizar o procedimento de forma totalmente online, através da Área do Aluno. Anteriormente, os pedidos precisavam ser feitos pessoalmente na escola de destino. A Celepar foi responsável pela atualização do sistema e pelo desenvolvimento do portal.

Para solicitar a transferência, o responsável ou aluno deve acessar a Área do Aluno, selecionar a opção “Solicitar Transferência”, escolher a instituição de ensino desejada (juntamente com a série e o turno) e aguardar a confirmação de disponibilidade de vaga, acompanhando todo o processo pelo portal. Até o momento, aproximadamente 40 alunos já utilizaram esse método para solicitar transferência.

É possível escolher até três escolas (desde que não haja fila de espera e não haja processo seletivo), sem a necessidade de estabelecer uma ordem de preferência entre elas. Não é preciso enviar nenhum documento, pois a pasta virtual do aluno é transferida automaticamente para a nova escola quando a transferência é efetivada. Anteriormente, a escola de origem precisava enviar o histórico escolar por e-mail ou fornecer uma cópia física para que o responsável ou aluno retirasse pessoalmente.

“Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, destaca que essa nova funcionalidade traz mais rapidez, segurança e transparência ao processo de transferência. Ela também menciona que essa medida oferece comodidade aos responsáveis, agiliza as etapas do processo, reduz custos com transporte e materiais, além de contribuir para a preservação do meio ambiente ao diminuir o consumo de papel, tinta e carimbos”.

Joelma Trindade de Lima, mãe do aluno João Vitor, que já realizou sua transferência online, relata que o processo foi eficiente. Ele solicitou a transferência na última sexta-feira (15) e já começou a frequentar a nova escola – o Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba – na terça-feira (19). “O processo foi muito dinâmico e funcional”, conta Joelma. “Antes, tínhamos que passar por todo o procedimento de ir de escola em escola, pegar a declaração de vaga, entregar a documentação. Agora, foi superprático e rápido. Está tudo resolvido”.

Além das transferências, as matrículas também são realizadas de forma totalmente online através da Área do Aluno. Neste ano letivo, foram registradas um total de 908 mil matrículas na rede estadual de ensino.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -