sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueEstudantes do Paraná ganharam o mundo, da América do Norte à Oceania

Estudantes do Paraná ganharam o mundo, da América do Norte à Oceania

spot_img

Duzentos estudantes da rede estadual de ensino viveram – metade ainda vive – uma das experiências mais marcantes de suas jovens vidas neste ano de 2022. Graças ao Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio criado pelo governo do estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), adolescentes de 14 a 17 anos foram para o Canadá no primeiro semestre e outros estão na Nova Zelândia neste segundo para cursar um semestre letivo no exterior.

O programa foi desenhado e instituído por uma lei estadual ainda em 2019, com início previsto já para 2020, quando o primeiro edital de seleção foi lançado. A pandemia inesperada atrasou os planos e durante 2021 a primeira turma de intercambistas aprofundou os estudos da língua inglesa enquanto aguardava ansiosamente pelo embarque ao Canadá, que aconteceu em fevereiro deste ano.

Da costa leste, no litoral do Atlântico, até as Montanhas Rochosas, na parte oeste do Canadá, os estudantes paranaenses viram a neve pela primeira vez, fizeram novas amizades, conheceram uma nova cultura e aperfeiçoaram o idioma no país norte-americano.

Uma delas foi a Maria Eduarda Vascove, do Colégio Estadual Zilda Arns, em Carambeí, nos Campos Gerais. “Se eu fosse definir o programa hoje em uma palavra, eu diria extraordinário. Foi incrível, é realmente a concretização de sonhos, uma oportunidade que abriu um novo horizonte”, conta ela, ressaltando que valeu a pena todo o empenho nos estudos.

Nas duas etapas de seleção, a Seed-PR escolheu o melhor estudante de cada município que estava ingressando no ensino médio da rede estadual, com histórico prévio na rede pública e com frequência igual ou superior a 85% e médias superiores a 7,0 em cada disciplina no ano anterior à seleção.

“Não tem felicidade maior do que ver ela se destacando, ganhando o mundo”, diz a mãe Solange, que desde adolescente trabalha na lavoura e não imaginava a filha Maria Eduarda brilhando tão cedo.
Para a maioria dos estudantes, o intercâmbio significou a primeira viagem de avião, a primeira viagem sem a família e também a primeira viagem internacional.

“Acreditamos que o programa é transformador e é isso que estamos testemunhando com quem já retornou. Além do inglês ser fundamental para o crescimento profissional, o Ganhando o Mundo dá a oportunidade para nossos jovens conhecerem um país de primeiro mundo, crescerem pessoalmente e colaborarem para que o nosso estado e país sejam melhores no futuro”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Para os próximos anos, o Governo do Estado prevê o aumento na oferta de vagas, bem como os destinos oferecidos para o intercâmbio.

Investimento e suporte — Nas duas primeiras edições do Ganhando o Mundo, o investimento foi de aproximadamente R$ 14 milhões, com o Governo do Estado bancando todos os custos necessários para a viagem, como a emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e emissão de cartão de débito internacional. Durante a estadia fora do Brasil, também são custeadas alimentação, hospedagem, além do pagamento de uma bolsa auxílio mensal de R$ 800 por estudante.

Antes de viajarem, os intercambistas realizaram um curso preparatório de língua estrangeira organizado pela Seed-PR em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI).

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -