segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCafé será homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná

Café será homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná

spot_img

O legislativo paranaense aprovou por unanimidade a denominação da tribuna da coletiva de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) como “Elizeu Ferreira da Silva”. Essa homenagem é uma iniciativa da Comissão Executiva da casa legislativa em reconhecimento ao trabalho do repórter cinematográfico carinhosamente conhecido como “Café”, que diariamente cobria as atividades do parlamento estadual.

No projeto de resolução (nº 1/2024), em análise nas Comissões Permanentes, os autores – deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia; Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário; e Maria Victoria (PP), segunda-secretária – destacam: “Eliseu Ferreira da Silva, carinhosamente conhecido por todos como Café, dedicou-se à comunicação desde 1978, construindo uma trajetória respeitável no jornalismo paranaense”.

Segundo Ademar Traiano, “Café deixou um legado de amizade e profissionalismo. Dedicar a ele um espaço na Assembleia é reconhecer e perpetuar toda a sua contribuição para o Legislativo e para os paranaenses através do jornalismo sério e comprometido”. “É uma homenagem justa e merecida”, acrescentou.

“Café era presença constante nas coletivas da Assembleia. Seja em sessões polêmicas ou tranquilas, sempre o encontrávamos pronto para registrar os acontecimentos com sua câmera”, recordou Alexandre Curi. Por isso, considera “adequado que o espaço onde ele desempenhou seu trabalho por tantos anos receba agora o seu nome, em uma singela homenagem a esse profissional que levou os eventos da Assembleia para milhões de telespectadores paranaenses”.

A deputada Maria Victoria (PP) também ressaltou o profissionalismo e o comprometimento de Café na cobertura diária dos acontecimentos na Assembleia Legislativa: “Uma homenagem justa a um dos profissionais de comunicação mais emblemáticos do nosso dia a dia. Café unia bom humor, profissionalismo e dedicação para acompanhar todas as agendas na Assembleia”.

A tribuna da coletiva de imprensa, que será denominada em homenagem ao repórter falecido em fevereiro deste ano, está localizada junto ao Espaço Cultural do prédio administrativo da Assembleia.

Perfil

Eliseu Ferreira da Silva, conhecido como Café, iniciou sua carreira na comunicação em 1978, na então TV Iguaçu, onde rapidamente demonstrou seu talento e paixão pela captura de imagens, evoluindo para operar câmeras de estúdio e, nos anos 1980, tornando-se repórter cinematográfico em diversos veículos de comunicação de Curitiba.

Durante os últimos vinte anos, Café dedicou-se à cobertura jornalística em Curitiba como correspondente da CATVE, emissora de Cascavel, principalmente nas agendas políticas, tornando-se uma presença constante e respeitada no Palácio Iguaçu. Sua habilidade em capturar momentos cruciais e sua integridade jornalística fizeram dele um profissional estimado pelo meio político do estado.

Café era casado com Sirlei Aparecida de Morais da Silva e tinha três filhas: uma com Sirlei e duas do primeiro casamento. Segundo a família, ele foi acometido por meningite e esteve internado com problemas de saúde por um longo período. Faleceu aos 66 anos, no dia 7 de fevereiro de 2024, em Curitiba.

Memória

Diversos espaços da Assembleia Legislativa do Paraná, que está completando 170 anos, reverenciam personalidades marcantes para a história dos paranaenses. Importante recordar que o espaço do Plenário, onde acontecem as sessões para votações de projetos de leis, solenidades e audiências públicas, é chamado de deputado Waldemar Daros. Ele era deputado estadual durante a instauração da ditadura militar no Brasil e, em 1964, foi cassado.

Registros históricos (HELLER; DUARTE, 2000, p. 133-136) mostram que no dossiê usado para justificar a cassação havia uma coleção dos seus discursos na Assembleia Legislativa e suas críticas ao governador Ney Braga. Daros faleceu em setembro de 1968, vítima de um derrame cerebral.

Outros parlamentares com atuação relevante ao longo dessa história também são reverenciados pelo Legislativo. Nas proximidades do Plenário existem salas onde ocorrem as reuniões das 29 comissões permanentes, que têm caráter técnico-legislativo ou especializado, e fazem parte da estrutura institucional da Casa.

Uma delas recebeu o nome da deputada Irondi Pugliesi; enquanto uma outra foi nominada deputado Caíto Quintana; e a “Sala de Reuniões”, como é chamado informalmente o maior espaço anexo ao Plenário, tem o nome de deputado Arnaldo Busato. Já o nome do deputado Duílio Genari está gravado na galeria do 1º balcão, enquanto a galeria do 2º balcão é conhecida como Galeria deputado Gilberto Carvalho. Ambas estão localizadas no Plenário.

O Plenarinho, outro importante local de discussões e reuniões determinantes para as políticas públicas, localizado no térreo do parlamento estadual, chama-se deputado Luiz Gabriel Sampaio; o Salão Nobre é nominado de senador Acioly Filho; e o Auditório Legislativo, instalado no terceiro andar do prédio do Plenário homenageia o deputado Rubens Recalcatti. Por outro lado, o hall do segundo andar do Prédio Administrativo da Casa abriga o Espaço deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, em homenagem ao parlamentar falecido precocemente em 2018, aos 32 anos, em um acidente de avião.

Dois profissionais da comunicação, que tiveram uma marcante trajetória no jornalismo paranaense, e foram funcionários da casa de leis, são, igualmente, lembrados com seus nomes eternizados no Comitê de Imprensa: a sala Jornalista Roseli Abrão, fica do lado esquerdo; e a Sala Jornalista Wilmar Sauner, no lado direito. O Comitê, localizado no plenário, é o local que recebe os profissionais dos mais diversos veículos de comunicação e também das assessorias de imprensa.

Toda a estrutura do complexo que abriga a Assembleia Legislativa do Paraná, no bairro Centro Cívico (em Curitiba), chama-se Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, tendo o prédio administrativo sendo batizado de 19 de Dezembro, e o edifício onde estão localizados os 54 gabinetes dos deputados, nominado de Presidente Tancredo Neves. Khury, que assim como Waldemar Daros foi cassado pelo regime militar (só que em 1969), foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1954. Voltou a ocupar uma das cadeiras do Parlamento em 1982, sendo reeleito sucessivamente para as legislaturas seguintes. Faleceu no dia 30 de agosto de 1999 quando ainda ocupava a cadeira de presidente da Assembleia.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -