domingo, maio 5, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueMaringá está entre as 20 melhores cidades para empreender

Maringá está entre as 20 melhores cidades para empreender

spot_img

Os investimentos da gestão Ulisses Maia (PSD) resultaram em indicadores econômicos e de qualidade de vida positivos que colocam Maringá como a segunda melhor para empreender no Paraná e a 20ª no Brasil.

O levantamento foi elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, do governo federal. 

A pesquisa reúne as 101 cidades mais populosas do Brasil. Com as ações da Prefeitura de Maringá para fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo, a cidade subiu 10 posições em comparação com o estudo de 2022.

No Paraná, Maringá ficou apenas atrás da capital Curitiba.

Para elaboração do ranking são considerados sete indicadores: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. 

Maringá é destaque no indicador de Ambiente Regulatório, com a quarta melhor pontuação no Paraná e a 19ª posição no Brasil.

O determinante considera o tempo gasto com processos, complexidade burocrática e outros aspectos que afetam a capacidade dos empreendedores abrirem e manterem os negócios.

No Acesso à capital, que se refere à disponibilidade de recursos financeiros para criação de empreendimentos, a cidade conquistou a 21ª posição nacional. 

O prefeito Ulisses Maia destaca que o levantamento reforça o potencial criativo e inovador da cidade. “O protagonismo empreendedor da nossa cidade é impulsionado a partir das diversas iniciativas desenvolvidas pela gestão municipal para fomentar os novos negócios. Esse ecossistema de inovação e empreendedorismo tem um papel fundamental na geração de renda e desenvolvimento econômico da cidade”, afirma. 

Com o incentivo e programas do município para fortalecimento do setor, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) quase triplicou em Maringá em cinco anos. Em 2016, a cidade tinha 14,6 mil MEIs e, hoje, são 42.618. A estimativa do Espaço do Empreendedor é de que os MEIs movimentam 2,2 bilhões anualmente e empregam 41 mil trabalhadores. 

Além de iniciativas para agilizar a liberação de novos negócios, a gestão municipal investe em ações para apoiar o ecossistema de empreendedorismo com programas de atualização profissional e capacitação para impulsionar o negócios como ′Desenvolve Mei′, que oferece oficinas e consultorias sobre diversos temas, e  o Empreend+Maringá para levar orientações gratuitas aos bairros para empreendedores ou aqueles que desejam começar um novo negócio.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -