sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueCRA-PR impugnou chapa de Gilberto Griebeler

CRA-PR impugnou chapa de Gilberto Griebeler

spot_img

O jornal Impacto informa que a juíza federal Vera Lúcia Feil, da 6ª Vara Federal de Curitiba, impugnou a candidatura da chapa encabeçada pelo ex-presidente do CRA-PR (Conselho Regional Administração do Paraná), na última quarta-feira (09) em função de vários processos anteriores que estavam tramitando no Tribunal de Contas e no Tribunal de Contas da União.

“A candidatura de Gilberto Griebeler foi objeto de impugnação apresentada pelo administrador Evandro Stelle Teixeira Filho” e o pedido foi fundamentado nas condições de elegibilidade.

A Comissão Permanente Eleitoral (CPE/CRA-PR) chegou a rejeitar a impugnação anteriormente, mas houve recurso administrativo à Comissão Permanente Eleitoral do CFA, a qual, mediante o despacho decisório nº 14/2022 – CFA acolheu o recurso interposto para indeferir a candidatura do impetrante que estava candidato através de um mandado de segurança e pretendia concorrer no dia 22/11/2022.

                        TEOR DA SENTENÇA:

Para complicar a situação de Gilberto na documentação apresentada por Evandro, constava uma certificação do Tribunal de Contas do Paraná sobre a atual regularidade da penalidade supra-referida, nos moldes da certidão negativa de “contas julgadas irregulares”.

Na certificação, em verdade, é “positiva”, no sentido de que existe atualmente pendência de responsabilidade da parte impetrante no tocante à sanção que lhe foi aplicada no processo nº 197075/10, acórdão nº 3693/10. Com isso, mesmo que se alegue que referida sanção pecuniária está exclusivamente no âmbito da Dívida Ativa do Paraná, a “certidão positiva de pendências” lavrada em 03/10/2022 pelo TC-PR impede seja aceita a candidatura da parte impetrante para eleições no CRA, pois é causa albergada no artigo 17, V, da Resolução Normativa CFA nº 613/2021.

Outrossim, relata-se no Despacho Decisório nº 14/2022/CFA a apuração de irregularidades no CRA no transcurso da gestão da parte impetrante, encaminhadas ao TCU via “despacho de encaminhamento do TC – 007.926/2019-7, autuado em 16 de abril de 2019, originário da cobrança executiva de multa originária do AC-10093-30/2018-1C, referente ao TC 020.388/2013-6. O procedimento resultou na aplicação de multa devido ao uso irregular de veículos oficiais do CRA e prática de atos caracterizadores de improbidade administrativa, retratados no Acórdão nº 2194/2017 – TCU – 1ª Câmara, publicado no DOU de 24 de abril de 2017.

Este foi o último trâmite publicado no site do Conselho e a chapa de Gilberto já não constava inscrita no votaadministrador.org.br até o fechamento desta edição, sendo que juridicamente ainda deverão ocorrer outros recursos para troca de um componente ou se Gilberto tentar mais um mandado de segurança para poder participar.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -