segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaRock de Inverno revela a verdadeira cena independente do rock curitibano

Rock de Inverno revela a verdadeira cena independente do rock curitibano

spot_img

Muita gente pode pensar que o underground curitibano está hibernando há anos, mas isso não é verdade, o rock com cheiro de pinheiro está mais vivo desde o início dos anos 80 quando o Ídolos de Matinée adotou o tecnopop e inflouenciou uma geração de músicos que fizeram de Curitiba a Seatle brasileira.

Munidos de informações a dupla dinâmica Ivan Santos e Adriane Perin chegaram de Ponta Grossa para se afogarem no abismo da música alternativa e cansados de esperar pelo sinal de fumaça dos grandes estúdiso criaram o Rock De Inverno que consolidou bandas como OAEOZ, Sofia, Vollume (Cores D Flores), Aaaaaamalencarada, Svetlana, Excelsior, Pelebroi Não Sei, entre outros e provou para o Brasil como Curitiba é a cidade perfeita para o estilo do ritmo 4/4.

Amanhã, às 16h, na Galeria 373. Ivan Santos e Adriane Perin vão receber bandas, fãs e amigos para se deliciarem com o documentário Rock De Inverno 3, dirigido pelo músico Marcelinho Borges, que completa 20 anos do lançamento e reuniu 15 bandas no palco do Espaço Cultural 92 Graus, nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2002.

A festa regada a chopp contará com a exibição na íntegra do documentário homônimo, terá a discotecagem aos cuidados de JC Branco, que fará uma seleção especial para celebrar a música independente curitibana e nacional.

Criado em um período de temperaturas baixas do início do século XXI e climas altos nos shows pelos jornalistas Adriane Perin e Ivan Santos, o Rock De Inverno – Mostra da Nova Música Independente de Curitiba nasceu para revelar a cultura underground de Curitiba e apresentar uma nova safra de músicos e bandas curitibanas e de inseri-los no circuito nacional, que ganhara novo fôlego naquele momento.

Curitiba vivia uma fase renovadora, com muitas formações musicais e festivais em atividades, um momento que, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, culminou com a realização do Curitiba Pop Festival e do Curitiba Rock Festival, atraindo as atenções para a capital paranaense.

Para o Rock De Inverno, o apoio em infraestrutura permitiu colocar em prática uma estratégia nacional de divulgação que incluiu o convite à jornalistas dos mais importante veículos de comunicação do país, e veiculação de reportagens importantes na MTV, na Tv Cultura de Minas e no jornal Folha de São Paulo, por exemplo. As reportagens da MTV e da TV Minas também serão exibidas na festa. O Rock De Inverno teve sete edições, entre 2000 e 2009.

No palco da terceira edição do Rock De Inverno estava uma seleção de bandas formadas por novos músicos e novos projetos de veteranos da cena local. Bandas como as então novatas, Poléxia, Lorena Foi Embora e Criaturas ao lado de uma turma de veteranos – OAEOZ, Sofia, Vollume (Cores D Flores), Aaaaaamalencarada, Svetlana, Excelsior, Pelebroi Não Sei – e dos ‘estrangeiros” Pipodéclia (SC), Hurtmold (SP) e Casino (RJ).

Completando a programação, os produtores prestaram sua homenagem à cena curitibana dos anos 90 e ao 92 Graus convidando a Magog para um revival e a Relespública em seu retorno ao formato de trio que a consagrara.  

Somente o toque de ousadia de Ivan Santos e Adriane Perin transformou o Rock de Inverno em um dos festivais mais instigantes e melhores da cena alternativa e, hoje,, com a visão mágica de Marcelo Borges, as cenas dos acordes fazem parte da história e do passado do background e dos porões.

Serviço:

O que: Festa de 20 anos do Rock De Inverno 3: Exibição do documentário Rock De Inverno 3, de Marcelo Borges. Discotecagem: JC. Branco

Quando: Dia 6 de agosto de 2022

Onde: 373 Galeria (Visconde do Rio Branco, 373)

Quanto: R$15 – antecipados no Sympla

:https://www.sympla.com.br/evento/rock-de-inverno-na-373/1664866

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -