segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáFrente Parlamentar vai ao TCU para tratar do novo pedágio do Paraná

Frente Parlamentar vai ao TCU para tratar do novo pedágio do Paraná

spot_img

Deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, têm uma audiência com o ministro Walton Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU), na próxima terça-feira, 31. A agenda foi confirmada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), nesta quinta-feira (27), durante entrevista para a Rádio Clube de Ponta Grossa.

Segundo Romanelli, o encontro servirá para entregar nas mãos do ministro dois relatórios técnicos elaborados pelo ITTI (Instituto de Tecnologia de Transportes e Infraestrutura), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Formalizaremos nossas preocupações sobre as novas concessões, que estão a cargo do Governo Federal, com base na análise da consultoria técnica do ITTI”, afirmou o deputado.

Para Romanelli, o TCU precisa se debruçar sobre a proposta da União para que o novo programa de exploração de rodovias paranaenses não repita o passado. Ele alertou para novas variáveis que os órgãos federais inseriram no processo, que podem elevar a tarifa base dos pedágios. “A responsabilidade da concessão é do Governo Federal. O Paraná trabalhou para uma redução de 50% sobre as antigas tarifas”, disse.  

Outra situação que merece esclarecimento, na avaliação de Romanelli, diz respeito à contagem de tráfego. Ele considera que o trânsito nas rodovias cresceu, enquanto dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) indicam uma redução na circulação de veículos. “Tem um volume de tráfego muito superior e me parece que a contagem apresentada está desatualizada. Esse é mais um item que pressiona as tarifas”, explicou.

Além destas questões, a Frente Parlamentar também deve manifestar a insatisfação dos paranaenses em relação ao degrau tarifário previsto, que vai reajustar as tarifas em 40% após a duplicação de trechos da concessão. O abandono das praças de pedágios desativadas e as obras não realizadas no contrato anterior são outras questões que farão parte da pauta dos parlamentares paranaenses na reunião.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -