O presidente Jair Bolsonaro nomeou o atual diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior, como novo diretor-geral brasileiro da empresa. Ele substitui o general João Francisco Ferreira, que pediu exoneração do cargo.
O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, publicada nesta quinta-feira (27). Assinam o documento o presidente Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque. A data da cerimônia de posse ainda não foi definida.
A Itaipu esclarece que o mandato dos diretores é sempre de quatro anos, independente de mudanças, e vence em maio de 2022. Logo depois, a diretoria é reconduzida.
Almirante Risden disse que ficou agradecido por “tão honroso convite” e que vai atuar, conforme orientações do governo federal, para que a Itaipu mantenha a excelência em gestão e produção de energia e contribua para as boas relações entre Brasil e Paraguai.
“Há quase 50 anos houve um grande alinhamento de ideias e ações que permitiram que a Itaipu Binacional pudesse existir, produto de uma ampla construção diplomática, técnica, financeira e jurídica”, afirmou. “O diálogo e a boa convivência, que nortearam a construção desta usina tão grandiosa e a tornaram exemplo para o mundo em diversos setores, vão continuar sendo os princípios basilares da minha gestão.”
Bacharel em Ciências Navais, com especialização em Intendência para Oficiais, almirante Risden tem pós-graduação em Administração Financeira pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também tem mestrado em Ciências Navais e doutorado em Altos Estudos de Política e Estratégia – Marítimas.
De março de 2008 a abril de 2015, ele foi diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM) e responsável pelo diálogo institucional entre a Força Naval e demais órgãos do orçamento federal, como o Ministério da Defesa, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento. Nesse período, conduziu as tratativas que resultaram no modelo financeiro que viabilizou o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
De 2015 a 2019, atuou como consultor da Fundação Getúlio Vargas. Em 2018, compôs a equipe econômica de transição do governo Bolsonaro.
Almirante Risden assumiu o cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional em 26 de fevereiro de 2019, posto que permanece interinamente, até a nomeação do novo titular.
Cidadão Vulto Emérito de Curitiba e Honorário de Foz
Curitibano de nascimento, almirante Risden tem raízes em Foz do Iguaçu. Ele é neto de pioneiros, onde passou parte da infância. Há três anos, após assumir o cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu, mudou-se para a cidade.