Pensando nas famílias curitibanas que necessitam do apoio para manterem suas atividades profissionais, o candidato à prefeitura de Curitiba Fernando Francischini (PSL) pretende criar creches para funcionar em horário integral, aos sábados e durante as férias caso assuma a Prefeitura de Curitiba a partir de primeiro de janeiro de 2021.
A proposta do candidato é realizar parcerias também com escolas privadas, na intenção de aumentar o número de vagas, mediante contraprestação pública. As famílias poderão atender às necessidades, sendo identificadas por meio do Cartão Cidadão, outra inovação do plano de governo de Francischini.
“A educação é uma prioridade. Quero oferecer o melhor desta área para a comunidade, que poderá estudar em escolas públicas ou privadas e ter o mesmo nível de ensino. Sem contar que um projeto desse desafoga muitas famílias, que têm realidades e rotinas muito diferentes”, confirma Francischini.
Cartão Cidadão na educação dos curitibanos
Caso seja eleito prefeito de Curitiba, Francischini vai criar o Cartão Cidadão, concentrando todas as informações individuais e serviços da prefeitura. Todas as ações estarão conectadas por essa plataforma, compondo uma rede integrada de dados, informatizada e digitalizada, na palma da mão de cada curitibano.
Com ele, será possível a integração do histórico escolar dos alunos, sua frequência às aulas, programação de atividades extracurriculares e notas dos exames escolares, viabilizando o acompanhamento dos pais, da rede de proteção da criança e do adolescente e dos responsáveis à distância, além da eliminação das filas de matrícula.