sábado, maio 18, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáRatinho Junior anuncia mudanças no 1º e 2º escalão

Ratinho Junior anuncia mudanças no 1º e 2º escalão

spot_img

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta sexta-feira (3) algumas mudanças na equipe de secretários estaduais e em outras estruturas do Governo do Estado, devido à desincompatibilização dos secretários que pretendem disputar o pleito deste ano.

As alterações ocorrerão nas pastas da Fazenda, Cidades, Inovação, Modernização e Transformação Digital, Administração e Previdência, Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável, além de mudanças na Controladoria-Geral do Estado, Sanepar, Fomento Paraná, Instituto Água e Terra e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Essas mudanças serão implementadas ao longo do mês de maio.

A procuradora Leticia Ferreira da Silva assumirá o cargo de controladora-geral do Estado. Com formação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ela iniciou sua carreira em 1996 e ocupou cargos de destaque nas Procuradorias Regionais de Jacarezinho, Londrina e Maringá, além de ter sido procuradora-geral do Estado na primeira gestão.

O então secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, será transferido para a Fazenda. Ortigara, economista e técnico agrícola, possui especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. Ele é servidor público da Seab desde 1978, tendo ocupado várias funções até chegar ao cargo de secretário em 2011 e posteriormente em 2019.

O novo secretário de Agricultura e do Abastecimento será Natalino Avance de Souza, anteriormente diretor-presidente do IDR-Paraná. Ele terá como objetivo dar continuidade aos programas de apoio à agricultura familiar e cooperativismo, proteção de nascentes e solo, e defesa agropecuária, áreas em que o Paraná é referência mundial.

O ex-secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, assumirá a diretoria financeira do BRDE. Garcia Junior é doutor e mestre em Economia e bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na Fazenda, contribuiu para implementar o Profisco II e apoiou o crescimento do superávit orçamentário.

Wilson Bley Lipski, que ocupava o cargo na BRDE, assumirá a presidência da Sanepar. Lipski é formado em Direito pela Universidade Católica do Paraná e possui pós-graduação pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos em Direito Contemporâneo. Ele também presidiu o BRDE entre 2021 e 2023 e ocupou cargos de destaque em diversas instituições.

Claudio Stabile, diretor-presidente da Sanepar, assumirá a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). Stabile, formado em Direito, presidia a companhia de saneamento desde 2019 e foi reconhecido pela excelência na gestão.

Na Secretaria das Cidades, Eduardo Pimentel será substituído por Camila Mileke Scucato, vindo da presidência do Paranacidade. Engenheira Civil, ela está no Paranacidade desde 2010 e possui MBA em Sistema de Gestão Ambiental e pós-graduação em Direito Ambiental.

Na Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel será substituído por Alex Canziani, que presidia o Instituto de Desenvolvimento de Londrina e possui experiência como deputado federal.

Na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza será o novo secretário, vindo da direção do Instituto Água e Terra. O Instituto Água e Terra será ocupado por José Luiz Scroccaro, que era diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

Valdemar Bernardo Jorge, ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável, assumirá a Fomento Paraná. Heraldo Neves, que presidia a instituição financeira desde 2019, assumirá a Diretoria Administrativa do BRDE.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -