O ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT) foi ao Facebook para denunciar a morte do líder do MST no interior do Paraná, Ènio Pasqualin, na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, 30 km de Laranjeiras do Sul.
“Um abraço meu amigo e companheiro
É manhã do dia 24 de julho passado quando recebo a última mensagem do Ênio Pasqualin que aqui reproduzo:
[07:58, 24/07/2020] Ênio Pasqualin: Um abraço meu amigo e companheiro.
Esta mensagem estava acompanhada de dois vídeos e de três fotos. Os vídeos e as fotos mostravam a militância – homens, mulheres e crianças – do MST preparando as caixas de produtos da ‘roça’ para serem distribuídas para as vítimas do – desemprego, do covid-19, do Ratinho Jr e de Bolsonaro – capitalismo.
Além das fotos e vídeos, onde explicava o que estavam fazendo, vinha a seguinte mensagem:
[07:57, 24/07/2020] Ênio Pasqualin: Tem mais de 50 ml kilos ja hoje vem mais vomos começar aruma as sesta ja pra amanhã cedo fazer uma bênção para todos nós e depois distribuir (sic).
Depois disso ele despediu-se: “Um abraço meu amigo e companheiro”. A partir daí não mais falei com ele e nunca imaginei que seria a última vez.
Dias antes conversamos: ele estava alegre e sonhador, como todo lutador e lutadora sempre está.
Hoje Ênio – militante e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná – não está mais entre nós. Foi assassinado.
Perdi – perdemos – um amigo e companheiro de tantas lutas e tantas causas, como a pela reforma agrária e por justiça. Com outros companheiros e companheiras conquistou a terra para plantar, quanto à justiça que esperava alcançar, morreu sem vê-la, sem vivê-la.
Ênio, amigo e companheiro, continuaremos a luta por justiça e agora temos mais motivos e outro objetivo: queremos a punição àquelas pessoas que roubaram a sua vida e junto roubaram parte da vida de cada um de sua família e dos amigos e companheiros.
No firmamento você será mais uma estrela visível que nos servirá de exemplo de luta.