Os estudantes do ensino médio das escolas do Paraná conquistaram as melhores notas em língua portuguesa no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um desempenho que influenciou diretamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse resultado contribuiu para que o Paraná se destacasse como líder na educação nacional, conforme o ranking geral do Ideb, divulgado nesta quarta-feira (14).
Os dados detalhados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. A pontuação dos alunos paranaenses em língua portuguesa no Saeb foi de 288,80, superando Goiás, com 287,46, e Espírito Santo, com 287,16.
Considerando apenas as escolas estaduais, o Paraná também ficou em primeiro lugar na disciplina, com uma pontuação de 284,82, à frente de Goiás, que obteve 284,54, e Espírito Santo, com 282,72.
Em matemática, disciplina que também tem grande peso na composição do Ideb, o Paraná manteve um bom desempenho, posicionando-se entre os melhores do país. No ranking geral, que inclui tanto escolas públicas quanto privadas, o estado alcançou 283,89 pontos, ocupando o terceiro lugar, atrás de Espírito Santo, com 286,96, e Goiás, com 284,64.
Esse terceiro lugar se repete quando se analisa apenas as escolas estaduais, com o Paraná atingindo 278,04 pontos. Nessa categoria, Goiás e Espírito Santo trocaram de posições, com 280,06 e 279,91 pontos, respectivamente.
ENSINO FUNDAMENTAL – Nas provas do Saeb voltadas aos últimos anos do ensino fundamental, que compreende os estudantes do 6º ao 9º ano (ainda que as provas sejam aplicadas no 9º ano), o Paraná também se destacou.
O desempenho foi especialmente notável em matemática, disciplina em que os estudantes do Estado lideraram no ranking geral com nota 269,26, à frente dos pares de Santa Catarina (268,68) e Goiás (268,63). No segmento das escolas estaduais, o Paraná ficou na vice-liderança, com nota 264,55, enquanto Goiás liderou com 266,83.
Os alunos paranaenses que também ocupam o pódio na avaliação do ensino fundamental em língua portuguesa com nota 268,10 no âmbito geral e de 264,47 entre as escolas estaduais. Goiás aparece em primeiro nos dois recortes (269,09 e 267,10), enquanto o Ceará ocupa a segunda colocação (268,80 e 264,65).
SAEB – As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica foram criadas em 1990 com o objetivo de avaliar a qualidade da educação básica no Brasil. Inicialmente, o Saeb tinha como foco principal as disciplinas de língua portuguesa e matemática, buscando aferir o desempenho dos estudantes e identificar áreas que necessitavam de melhorias, sendo posteriormente incorporadas à avaliação do Ideb, criado em 2007.
Atualmente, o Saeb é aplicado de forma censitária em escolas públicas e por amostragem nas instituições privadas, abrangendo estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. As provas avaliam habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, oferecendo um panorama detalhado do desempenho dos estudantes em diferentes etapas da educação básica.
Os resultados das provas são padronizados e combinados às taxas de aprovação dos alunos nas unidades escolares para cálculo do Ideb, criando um indicador que mede a qualidade do ensino em todo o país. Os dados são aferidos a cada dois anos e usados de base para o planejamento de políticas educacionais e o monitoramento das metas de melhoria da educação pública no Brasil.
Os dados completos do Saeb por estado, nível de ensino e tipo de instituição educacional podem ser consultados no site do Inep.