segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaAbril tem feiras, festas gastronômicas e turismo religioso no Paraná

Abril tem feiras, festas gastronômicas e turismo religioso no Paraná

spot_img

O mês de abril oferece uma programação variada e cativante no Paraná, repleta de festas, exposições, feiras náuticas, encontros automobilísticos, turismo vinícola, eventos gastronômicos e religiosos.

Destacando-se entre as atrações do mês, está um evento voltado para aqueles que buscam uma experiência enriquecedora de espiritualidade. Entre os dias 24 e 26, a cidade de Lunardelli, no Vale do Ivaí, conhecida como a capital estadual da fé, hospeda a 6ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso. Esse evento visa promover os patrimônios histórico-culturais, visando atrair mais visitantes e impulsionar as economias locais.

O espaço adjacente ao Santuário de Santa Rita de Cássia servirá de cenário para debates, palestras e oficinas, todos relacionados à fé e ao potencial turístico que ela carrega. Para participar, basta acessar o link de inscrição.

Para os amantes do vinho, o Wine Festival Serra das Nascentes, que ocorre entre os dias 16 e 17 em Roncador, região central do Estado, oferece uma oportunidade única. O evento proporciona aos visitantes degustações exclusivas nas sete vinícolas mais renomadas do Paraná e do Rio Grande do Sul. Além disso, há pratos típicos locais, acesso à feira do produtor e apresentações musicais, tudo isso em meio às belas paisagens rurais do município.

Outra excelente escolha, também no segmento de enoturismo, é o 100fronteiras Malbec Day, que oferece um open bar de vinhos premiados no dia 26. O evento ocorre no Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu, com pacotes de hospedagem exclusivos para os participantes, incluindo opções de alimentação.

No campo da gastronomia típica, o Paraná apresenta a Festa Tradicional do Churrasco no Espeto de Bambu, em Rio Bom, no Vale do Ivaí, nos dias 26 e 27. Também há a opção da Festa do Carneiro Recheado, em Altamira do Paraná, no Centro-Oeste, que acontece no dia 27 e inclui música, manifestações culturais e, é claro, a venda do prato tradicional da região.

Para os entusiastas de automóveis, Nova Londrina, no Noroeste, organiza o 2° Encontro de Fuscas e Carros Antigos nos dias 13 e 14, na Praça da Igreja Matriz. Este evento, que atrai participantes de toda a região, oferecerá exposições de uma variedade de veículos antigos, shows e um mercado de peças e acessórios automotivos.

Para aqueles que preferem uma experiência marítima, podem participar da 3ª edição do Yacht Day, programada para o dia 20, na Praça Romildo Gonçalves Pereira, em Antonina, no Litoral. O evento atrai diversos navegadores e entusiastas para uma exposição de jet skis, lanchas e outras embarcações. Além de proporcionar momentos de convívio, o encontro busca inserir Antonina na rota do turismo náutico brasileiro, oferecendo aos visitantes a oportunidade de apreciar a gastronomia local, explorar a história da região e desfrutar das belas paisagens da cidade.

EXPOSIÇÕES E CELEBRAÇÕES – Londrina recebe a 62ª edição da Expo Londrina a partir desta sexta-feira (05). Com quase 300 expositores, a feira ocorre no Parque Governador Ney Braga e apresenta uma variedade de shows, rodadas de negócios e palestras. O Governo do Estado participa com diversos lançamentos, eventos técnicos e palestras direcionadas aos produtores rurais e outros setores. O estande do turismo paranaense, o primeiro da história da feira, exibe produtos locais de 11 municípios da região.

As celebrações pelos aniversários de 60 anos de três municípios também se destacam: Tapejara, no Noroeste, com a Expojará entre os dias 12 e 14; Porto Rico, também no Noroeste, com a 1° edição da Expo Porto Rico, entre os dias 19 e 21; e Capitão Leônidas Marques, no Oeste, com a Expocap, de 25 a 28. Todas as festividades têm entrada gratuita e oferecem shows, competições, culinária regional e outras atrações.

Na cidade de Manoel Ribas, região Central do Estado, o Rodeio Crioulo ocorre de 19 a 21, reunindo entusiastas para apreciar boa comida, competições e um baile gaúcho animado ao som de sanfonas e músicas típicas.

Outro evento de destaque é a 45ª Festa das Nações de Guaíra, no Oeste do Paraná. Realizada desde 1976, a feira visa celebrar as culturas e etnias que contribuíram para a formação do município. Ela acontece no Centro Náutico e Recreativo Marinas, de 27 de abril a 05 de maio, e conta com uma programação completa, incluindo shows e gastronomia típica.

MAIO ANTECIPADO – As comemorações do Dia do Trabalho serão antecipadas e começam já no dia 26 em Jaguapitã, no Norte do Estado, com shows, cinema ao ar livre, praça de alimentação e a tradicional Feira da Lua. A mesma celebração ocorre em Mirador (Noroeste), no dia 27, com atrações na praça ao lado da Igreja Matriz. Em seguida, no dia 30, a Festa do Trabalhador acontece em Tamarana (Norte), com shows de bandas regionais e barracas gastronômicas.

EVENTOS DE NÍVEL NACIONAL – O Paraná também marca presença em eventos de destaque nacional, como a WTM Latin America, uma feira realizada em São Paulo voltada para negócios e fortalecimento do setor turístico. As atividades ocorrem de 15 a 17 no Expo Center Norte (SP). No Rio de Janeiro, o estado estará representado no Rio Boat Show, um grande evento na Marina da Glória, focado no turismo náutico, que acontece de 28 de abril a 05 de maio.

Confira a lista de atrações turísticas do mês:

Dia 05 a 14 – Expo Londrina

Dia 12 a 14 – Expojará, em Tapejara

Dia 13 a 14 – Encontro de Fuscas, em Nova Londrina

Dia 15 a 17 – WTM Latin America, em São Paulo

Dia 19 a 21 – Expo Porto Rico

Dia 19 a 21 – Rodeio Criolo, em Manoel Ribas

Dia 20 – Yacht Day, em Antonina

Dia 24 a 26 – Fórum de Turismo Religioso, em Lunardelli

Dia 25 a 28 – Expocap, em Capitão Leônidas Marques

Dia 26 – 100fronteiras MalbecDay, em Foz do Iguaçu

Dia 26 a 28 – Festa Tradicional do Churrasco no Espeto de Bambu, em Rio Bom

Dia 27 – Dia do Trabalhador, em Mirador

Dia 27 – Festa do Carneiro Recheado, em Altamira do Paraná

Dia 27 a 05 de maio – 45° Festa das Nações de Guaíra

Dia 27 a 01 de maio – Festa do Trabalhador, em Jaguapitã

Dia 27 a 01 de maio – Boat Show Rio de Janeiro

Dia 27 a 28 – Wine Festival Serra das Nascentes, em Roncador

Dia 30 a 01 de maio – Dia do Trabalhador, de Tamarana

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -