domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep une o Paraná com a Assembleia Itinerante

Alep une o Paraná com a Assembleia Itinerante

spot_img

A Assembleia Itinerante, um projeto da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) que busca estreitar os laços entre os cidadãos e os parlamentares, realizou uma sessão especial em Telêmaco Borba para ouvir as demandas da região. Os parlamentares deixaram a cidade dos Campos Gerais trazendo uma série de demandas, sugestões e propostas destinadas a melhorar a qualidade de vida da população. Esses documentos são assinados por órgãos públicos e associações da sociedade civil organizada. Esta foi a 12ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná.

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), juntamente com os parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, pela vice-prefeita, Rita Araújo, e pela presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso. Assim como nas edições anteriores, esta iniciativa da Assembleia Legislativa, que aproxima os cidadãos dos parlamentares, permite que a região leve ao Poder Legislativo os anseios da sociedade.

Participaram da solenidade os deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Mara Lima (Republicanos), Evandro Araújo (PSD), Flávia Francischini (União), Luis Corti (PSB), Moacyr Fadel (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Somente em 2023, a Assembleia Itinerante já recebeu mais de três mil sugestões. O evento foi realizado em diversas cidades, incluindo Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão.

Demandas

A Prefeitura de Telêmaco Borba está solicitando a implementação de um Centro de Atendimento Especializado voltado para crianças com necessidades especiais, englobando transtornos, deficiências e outras condições. Além disso, requer a disponibilização de ônibus e vans adaptados, a instalação de um Ambulatório de Oncologia, a alocação de recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde, a criação de um ambulatório regional multidisciplinar na cidade para atender Telêmaco Borba e municípios vizinhos, e a manutenção de uma terceira ambulância do SAMU.

A administração municipal também pleiteia a ampliação da oferta de cursos superiores e especializações presenciais na área da Educação. Adicionalmente, solicita a construção de dois colégios estaduais na cidade, a edificação de uma sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Samuel Klabin, e a construção de uma sede própria para o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova. Por fim, a Prefeitura requer a implementação de uma trincheira na Vila Osório e de uma terceira faixa na PR-160, entre Telêmaco Borba e Curiúva.

Por outro lado, a Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (ACITEL) está solicitando a integração e parceria do Polo Digital Gralha Azul ao Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, conhecido como Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). Para a ACITEL, essa colaboração é essencial para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável na região.

A entidade também requer a criação, pelo Governo do Paraná, de um Núcleo Regional de Inovação em Telêmaco Borba. Na visão da ACITEL, esse núcleo terá a capacidade de fomentar a inovação e oferecer suporte às empresas locais na adoção de práticas inovadoras. Por fim, a instituição pede uma revisão do não-credenciamento pelo Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec) de ambientes promotores de inovação. De acordo com a ACITEL, essa revisão garantirá que esses ambientes recebam o reconhecimento necessário para continuar impulsionando o ecossistema de inovação na região.

Mais reivindicações

A Câmara de Vereadores solicita recursos para pavimentação e recapeamento de diversas vias, para a construção de uma clínica multidisciplinar voltada ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e para a aquisição de veículos, ambulâncias e equipamentos destinados à saúde pública. Além disso, o órgão requer a ampliação do atendimento médico pediátrico na rede municipal de saúde, apoio para a execução da trincheira no bairro Vila Ozório e melhorias nas rodovias PR-160 e PR-340.

Por sua vez, o Sindicato Patronal dos Hotéis, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Telêmaco Borba e Região solicita apoio na aprovação da portaria referente ao Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera). Além disso, busca auxílio junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para aprimorar a sinalização de identificação dos acessos ao município de Telêmaco Borba na BR-376, bem como incentivos fiscais para promover a diversificação de novas empresas no Distrito Industrial da cidade.

Por fim, a empresa Klabin requer celeridade no processo de elaboração de convênio para a construção de um novo Centro de Hemodiálise no município e a obtenção de licenciamento para a Farmácia de Fitoterapia Klabin.Confira na íntegra a Sessão Especial: https://www.youtube.com/watch?v=6lzWFTs5Yc0

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -