sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAthletico receberá homenagens da Alep pelos 100 anos de história

Athletico receberá homenagens da Alep pelos 100 anos de história

spot_img

O Club Athletico Paranaense será o principal homenageado da Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (25), às vésperas de seu centenário. Uma sessão solene reunirá representantes do clube, ex-jogadores e torcedores para celebrar o mais novo time centenário do país, colorindo o Plenário com as cores vermelho e preto.

O evento, agendado para as 18h30, é uma iniciativa do presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSD), do primeiro-secretário Alexandre Curi (PSD), e dos deputados Thiago Bührer (UB), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ney Leprevost (UB) e Tito Barichello (UB), com o objetivo de reconhecer a trajetória e as conquistas do clube.

A semana também será marcada pela celebração dos 331 anos de Curitiba. Os deputados do União Brasil Ney Leprevost, Tito Barichello e Flavia Francischini lideram o evento, que acontecerá no Plenário na terça-feira (26), a partir das 18h30.

Agenda:

A semana legislativa, mais curta devido ao feriado de Páscoa, terá início na segunda-feira (25) às 9 horas, com a 2ª reunião da Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável. Sob coordenação da deputada estadual Maria Victoria (PP), a Frente discutirá iniciativas em andamento pelo governo e entidades parceiras, como o Plano Estadual de Hidrogênio Renovável e as Rotas Estratégicas.

O encontro, no Auditório Legislativo, contará com a presença de representantes do governo, setor produtivo, universidades, empresas de combustíveis, institutos de pesquisa, entre outros órgãos.

Às 9h30, uma audiência pública abordará novas tecnologias de combate à dengue. Representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentarão contribuições para o enfrentamento da epidemia, que até o último boletim epidemiológico (de 19/03) registrou 113.194 casos e 60 mortes no estado. A deputada Flavia Francischini liderará o evento no Plenarinho.

No mesmo dia, às 14h30, durante o Grande Expediente, a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (Fepasd), Liana Lopes Bassi, e a autodefensora da entidade e diretora da Associação DownLoAd, Luiza de Lucena Godoi Acosta, farão um pronunciamento em referência ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. A iniciativa é dos deputados Professor Lemos e Arilson Chiorato, ambos do PT.Sessão plenária

Os deputados estaduais começam a votar duas propostas relacionadas à saúde na infância durante a sessão plenária, entre os 13 itens da Ordem do Dia, ambos de autoria da deputada Maria Victoria (PP).

O primeiro, Projeto de Lei 161/2023, visa instituir o Dia de Conscientização sobre a Triagem Neonatal do Paraná. Essa triagem, realizada por meio do teste do pezinho, é obrigatória e gratuita em todo o país, sendo fundamental para prevenir doenças genéticas, metabólicas e infecciosas desde os primeiros dias de vida.

Maria Victoria explica que a criação de uma data específica visa sensibilizar a população, profissionais de saúde e autoridades sobre a importância desse exame e a necessidade de ampliar seu acesso em todo o estado. Além disso, destaca a relevância do diagnóstico precoce para um tratamento eficaz das doenças e síndromes raras.

O segundo projeto, o Projeto de Lei 508/2023, propõe a instituição da Semana Estadual de Conscientização da Síndrome de Prader-Willi, a ser comemorada na última semana de maio. Essa síndrome, uma condição genética rara, afeta aproximadamente uma em cada 15 mil pessoas e apresenta sintomas diversos, como fraqueza muscular, obesidade mórbida e dificuldades de aprendizagem.

A deputada ressalta a importância de conscientizar sobre essa síndrome, que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos afetados e de suas famílias, enfatizando que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer diferença no prognóstico da doença.

Além desses projetos, outros itens em pauta incluem a apreciação em segundo turno do substitutivo geral ao Projeto de Lei 217/2024, que visa obrigar as instituições financeiras a fornecerem comprovantes do início do atendimento, entre outras proposições relacionadas à cultura e à disciplina na Polícia Civil do Paraná.Redação final

Cinco itens estão em fase de redação final. O Projeto de Lei 331/2022, de autoria do deputado Marcel Micheletto (PL), estabelece a Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural no Estado do Paraná. Já o Projeto de Lei 240/2022, do deputado Soldado Adriano José (PP), confere o Título de Cidadão Benemérito do Paraná a Ivo Pierin Júnior.

O Projeto de Lei 342/2022 institui o Dia Estadual de Luta contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática. O texto é assinado por diversos deputados, incluindo Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Cristina Silvestri (PSDB), Requião Filho (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Tercílio Turini (PSD), Luciana Rafagnin (PT), Goura (PDT), Mabel Canto (PSDB), Tadeu Veneri (PT), além dos ex-deputados estaduais Boca Aberta Junior e Michele Caputo.

O Projeto de Lei 181/2023, de autoria do deputado Batatinha (MDB), estabelece a Rota de Turismo Rural Circuito do Sol, no município de Nova Aurora. E, por último, o Projeto de Lei 526/2023, apresentado pelo deputado Goura (PDT), institui a Semana Estadual do Brincar e define políticas para estimular a brincadeira na infância.

Além dessas propostas, está na pauta o veto total nº 1/24, referente ao Projeto de Lei 319/2022, do deputado Luiz Fernando Guerra (UB). Este texto propõe alterações na Lei nº 19.595, de 12 de julho de 2018, que institui benefícios para fomentar o aproveitamento de energia elétrica produzida por microgeradores e minigeradores de energia distribuída, entre outras medidas.Transmissão

A sessão plenária da próxima -feira (25), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -