sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaParaná continua respirando cultura nas águas de março

Paraná continua respirando cultura nas águas de março

spot_img

Só não sai de casa em Curitiba e no interior do Paraná que é doente do pé, porque o terceiro final de semana de março tem de tudo, de rock alternativo a covers, exposições, oficinas de poesias, encontros literários, filmes cults, música erudita, teatro e museus.

A sexta-feira tem Giovanni Caruso e Paraguaia, dois ícones da cultura fora do eixo, com mistura de Beatles com Guarânia, no The Bowie, na Marechal Deodoro, 2500, a partir das 22h.

No sábado, no mesmo horário também do The Bowie tem noitada com canções do Red Hot Chilli Peppers, com a batuta da banda Sulround, também às 22h.

Na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a semana oferece uma variedade de atividades, desde encontros literários e oficinas de poesia até lançamentos de livros infantis e cursos de conservação de livros. Há opções para todos os gostos e interesses.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), a quarta-feira é dedicada à música de qualidade, oferecendo apresentações gratuitas. Enquanto isso, no Museu Oscar Niemeyer (MON), a oficina “Esculturas e Texturas” proporciona uma experiência criativa para o público. No Museu Paranaense (MUPA), está previsto o lançamento do catálogo de “mau da língua”, que encerra a exposição, seguido por um bate-papo com o artista Davi de Jesus.

O Centro Cultural Teatro Guaíra apresenta uma série de peças teatrais. O destaque do fim de semana é o retorno da emocionante montagem de “Romeu e Julieta”, que atraiu mais de 16 mil espectadores em 2023 e inicia a temporada deste ano do Balé Teatro Guaíra, em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Paraná.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Os encontros, marcados pela leitura guiada e discussão com o público dos contos da literatura brasileira e mundial, estão agendados para todas as segundas-feiras, às 18h30. No dia 18 de março, no Hall Térreo da BPP, haverá leitura da história “Um Homem Bom é Difícil de Encontrar”, de Flannery O’Connor.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O próximo encontro será no dia 21 de março.

Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca.

Lançamento do livro “Circunstâncias e Sensações: Poemas e Denúncias”, de Valdir Izidoro – Também haverá sessão de autógrafos e bate-papo. É na quinta-feira (21), no Hall Térreo, das 17h30 às 19h30.

Inscrições para o “Roda de Leitura 60+” – Novo projeto na BPP para o público acima dos 60 anos, com rodas de leitura quinzenais, palestras com escritores e encontros bimestrais com chá literário e partilha de alimentos na cantina da Biblioteca. O grupo executor também planeja realizar exposições trimestrais no hall do 2.º andar, oferecendo experiências culturais e interativas.

Início no dia 1º de abril, das 15h às 16h. As inscrições, gratuitas, vão até o dia 27 de março. Elas ocorrem exclusivamente pelo e-mail brunojl@seec.pr.gov.br com vagas limitadas.

Inscrições para o curso de conservação e recuperação de livros – A BPP, por meio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná, apresenta curso dedicado à conservação e recuperação de livros. Neste programa serão abordadas técnicas específicas para obras em brochura, capa dura, bem como a preservação e conservação curativa de acervos bibliográficos pertencentes a coleções especiais.

As vagas são limitadas e os encontros acontecem na Biblioteca Pública do Paraná, aos sábados, das 9h às 18h, com início dia 16 de março até 21 de setembro. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail amigosdabppr@gmail.com. Para conferir mais informações e valores acesse bpp.pr.gov.br.

Jornal Cândido – A 147ª edição do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná está disponível por meio do link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido. A reportagem especial é sobre a literatura coreana, além de muitos outros conteúdos.

Seção Infantil

Lançamento do livro infantil “Joana, a Joaninha”, de Luiza Pinheiro Kühl, autora de apenas 7 anos de idade – É neste sábado (16), a partir das 11h30.

Leitura Amiga – Leitura de livros com a escritora Célia Cris, na companhia de pets da ONG Cãopanheiro. A atividade acontecerá no próximo sábado (16), das 10h às 11h15.

Hora do Conto – Sessões diárias de contação de histórias na Seção Infantil. A partir do dia 18, o livro que guia os encontros é “Uma Noite Muito Estrelada”, do autor e ilustrador Jimmy Liao. De segunda a sexta-feira, os encontros acontecem às 11h e 15h, aos sábados às 11h.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Título disponível: “O Branco” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 23 minutos.

Projeto Cine Inclusivo (livros) – Sessões com tradução de livros em janela de libras para pessoas com deficiência auditiva.

Títulos disponíveis:

“A Ilha do Tesouro” – Autor Robert Louis Stevenson | Livro narrado em Libras.

“Dom Quixote” – Adaptação Clélia Regina Ramos | Livro narrado em Libras.

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Quartas Musicais

Toda quarta-feira, às 18h, é dia de música no museu com o projeto Tons Vizinhos, em parceria com o curso de Música da Unespar. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Caderneta de Cores com Inspirações Literárias

Neste sábado (16), às 14h30, no Espaço de Oficinas, o museu oferece uma oficina especial com a artista Tatiana Stropp para o público maior de 7 anos. Nessa atividade, o público criará uma caderneta com páginas em papéis translúcidos e coloridos, investigando as relações entre as cores, juntamente com páginas com textos literários e poéticos escritos por mulheres. Para participar, o interessado deve se inscrever no formulário. É necessária a compra do ingresso de acesso comum ao MON no dia da oficina.

Oficina: Esculturas e Texturas

Na quarta (20), a oficina Esculturas e Texturas oficina investiga os detalhes, texturas e materiais que a artista Joana Vasconcelos utiliza em suas obras para propor aos participantes a criação de protótipos de esculturas e instalações. A atividade é gratuita, não possui inscrição prévia e acontece em duas sessões: 10h30 e 14h30. Toda quarta-feira os ingressos do MON são gratuitos. Oficina recomendada para maiores de 5 anos. Menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar.

MON sem Paredes

Outra opção é o MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins, lançado nesta semana. O projeto leva esculturas para a área externa do Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Parcão, com as quais o público, em especial as crianças, pode interagir. As obras são assinadas pelos artistas Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e pela portuguesa Joana Vasconcelos. A curadoria é de Marc Pottier.

Museu Paranaense (MUPA)

Lançamento de catálogo

No sábado (23) às 16h, o MUPA fará o lançamento do catálogo da exposição “mau da língua”, do artista norte-mineiro davi de jesus do nascimento, para marcar o encerramento da exposição, no dia 24. Na ocasião, haverá uma mesa de conversa com o artista, Brenda K. Souza, que assina o texto crítico da exposição e Beatriz Lemos, que assina um texto do catálogo sobre a trajetória do artista.

O catálogo é composto de textos autorais do artista e textos críticos, além de reproduções de obras presentes na mostra e de outros trabalhos. Além da disponibilização online no site do MUPA, haverá a distribuição gratuita de 30 exemplares da publicação, por ordem de chegada.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

“Romeu e Julieta” – Uma das mais belas montagens do repertório do Teatro Guaíra, “Romeu e Julieta” volta ao palco neste fim de semana (15, 16 e 17). O espetáculo emocionou mais de 16 mil pessoas em 2023 e abre a temporada deste ano do Balé Teatro Guaíra, em companhia da Orquestra Sinfônica do Paraná. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra ou pela plataforma Deubalada.com.

Teatro José Maria Santos

“Bairro Black” – projeto musical MUV – O Movimento Uniformemente Variado, dirigido por Ricardo Verocai e Kátia Drumond, celebra 25 anos de trajetória e lança o EP “Bairro Black” em shows gratuitos de quinta até domingo (16 e 17 com tradução para Libras). O repertório funde as bases do soul, groove, funk, jazz, rap, salsa, reggae com ritmos variados da música brasileira como o samba, além de criar em diferentes mídias digitais homenagem às personalidades da cultura negra do Paraná. Entrada Franca: Retirar ingressos a partir de 1 hora antes no teatro. Sujeito à lotação.

Guairinha

Tesão Piá – Comemorando 10 anos de sucesso absoluto com espetáculos de casa lotada, o Grupo Tesão Piá, em sua formação original, faz curtíssima temporada neste sábado às 21h, e domingo às 19h. Em foco, piadas sobre Curitiba e os curitibanos. Preço único: R$ 60,00 (sessenta reais) em Diskingressos.

Miniauditório

“As Santas”– Inspirado na obra de Jean Genet e após quase 55 anos da estreia de “As Criadas”, Danilo Avelleda volta a fazer parte do elenco da montagem, que agora leva o nome de “As Santas”. Completam o elenco a atriz Heloisa Giovenardi e o ator Diego Avelleda, que faz o papel que o pai fez na primeira montagem. A temporada vai de 19 a 24 de março, com sessões de terça a domingo, sempre às 21h. Preço único: R$ 40,00 (quarenta reais), à venda em Deubalada.com.

Cinema na Praça

Moradores dos municípios de Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Agudos do Sul e Piên terão a oportunidade de aproveitar o Cinema na Praça, que vai passar pela região na próxima semana. Com exibição de filmes e pipoca de graça, o cinema itinerante terá duas sessões. “Lino – Uma aventura de sete vidas” às 19h e “O Palhaço” às 21h.

Neste final de semana:

Doutor Ulysses – Quinta (14). Local: Avenida São João Batista, Campo Central;

Rio Branco do Sul – Sexta (15). Local: Bosque Municipal;

Balsa Nova – Sábado (16). Local: Esquina da Av. Brasil com a Rua Francisco Manoel da Cruz.

Na semana que vem:

Campo do Tenente – Terça (19). Local: Praça da Prefeitura Municipal;

Agudos do Sul – Quarta (20). Local: Praça 08 de Dezembro;

Piên – Quinta (21). Local: Praça da Paz.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -