domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaNa contramão da média nacional, indústria paranaense cresce 1,9%

Na contramão da média nacional, indústria paranaense cresce 1,9%

spot_img

A indústria do Paraná iniciou o ano de 2024 em ascensão, ao contrário da média nacional, conforme revela a Pesquisa Mensal Industrial (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados indicam um crescimento de 1,9% no setor industrial do Estado em janeiro, enquanto o Brasil registrou uma queda de 1,6%.

O Paraná se destacou como a única região da região Sul com crescimento no indicador. Nesse mesmo período, a indústria de Santa Catarina apresentou uma queda de 3,1%, enquanto a do Rio Grande do Sul recuou 3,8%. Dentro das 15 regiões pesquisadas pelo IBGE, o Paraná obteve o quinto melhor desempenho do país, ficando atrás apenas de Amazonas (16,7%), Mato Grosso (4,4%), Região Nordeste (3,2%) e Bahia (2,1%).

Esses números evidenciam um crescimento sólido da indústria paranaense nos últimos meses. Na média móvel trimestral, que suaviza os efeitos de aumentos ou quedas pontuais nos resultados, o Paraná apresenta o terceiro melhor desempenho do país, com um aumento de 1,6%, ficando atrás de Amazonas (7,3%) e Ceará (2,1%).

Além disso, o estado registra um aumento de 3,9% na comparação entre janeiro de 2024 e janeiro de 2023, e um crescimento de 1,9% nos últimos 12 meses. Em 2023, o Paraná encerrou o ano com um crescimento de 1,5%.

O crescimento da indústria paranaense em janeiro foi impulsionado por alguns setores que apresentaram um crescimento acima da média no início do ano. De acordo com o IBGE, o maior aumento registrado no estado foi no setor de derivados de petróleo e biocombustíveis, com uma alta de 17,8% em janeiro (em comparação com janeiro de 2023). Outros setores que registraram aumento no Paraná foram as atividades de fabricação de bebidas (6,6%), produtos alimentícios (6,3%), indústrias de transformação (1,9%) e móveis (1%).

No Brasil como um todo, a indústria registrou um aumento de 0,4% no acumulado dos últimos 12 meses e de 3,6% na comparação entre janeiro de 2024 e janeiro de 2023. Na média móvel trimestral, a indústria brasileira apresentou uma queda de 1,6%.

As atividades industriais de melhor desempenho em todo o país foram as indústrias de impressão e reprodução de gravações, com um aumento de 10,8%, seguidas pelos equipamentos de transporte, com um aumento de 8,4%, e pelas indústrias extrativas, com um crescimento de 7,4%.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -