domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica NacionalParaná tem a melhor liquidez fiscal do Brasil

Paraná tem a melhor liquidez fiscal do Brasil

spot_img

Durante o Fórum Estadual de Gestores Públicos em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) foi agraciado com um certificado do Centro de Liderança Pública (CLP), destacando o estado como líder nacional no Índice de Liquidez do último Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado em 2023. Esse indicador avalia a capacidade do Estado de cumprir obrigações financeiras com base em seus recursos disponíveis.

Após o Paraná, aparecem os estados da Bahia (2º), Espírito Santo (3°), Paraíba (4º), Mato Grosso (5º) e Goiás (6º). Santa Catarina encontra-se em 7º lugar, enquanto o Rio Grande do Sul ocupa a 26ª posição, sendo o último da classificação.

O Paraná ascendeu cinco posições em relação a 2022 no índice de Liquidez, inserido no pilar de Solidez Fiscal. Nesse quesito, o estado demonstrou avanços substanciais, registrando progresso em seis dos nove indicadores. Destacam-se, ainda, as melhorias em Solvência Fiscal (de 4ª para 8ª colocação), Dependência Fiscal (de 9º para 7º lugar), Gasto com Pessoal (de 17º para 11º lugar), Poupança Corrente (de 7º para 4º lugar) e Resultado Primário (de 15º para 6º lugar).

No pilar da Solidez Fiscal como um todo, o Paraná obteve a nota 69, em uma escala de 0 a 100. Com esse resultado, o estado galgou uma posição em relação ao relatório de 2022.

O Paraná reafirmou sua posição de destaque entre os estados mais competitivos do Brasil, ao lado de Santa Catarina e São Paulo, conforme o relatório divulgado em agosto do ano passado. Além da Solidez Fiscal, os principais destaques do estado são em sustentabilidade ambiental, com pontuação máxima de 100, colocando o Paraná em primeiro lugar no país, e eficiência da máquina pública, com uma pontuação de 95,2, situando o estado como o segundo no ranking nacional.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -