domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica NacionalMigração inglesa no Norte do Paraná completa 100 anos em 2024

Migração inglesa no Norte do Paraná completa 100 anos em 2024

spot_img

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) recebeu o cônsul Adam Patterson nesta semana e compartilhou detalhes do projeto que celebra o centenário da imigração britânica no Norte do Paraná, destacando Londrina como a cidade berço desse processo migratório. O reflexo da colonização inglesa na região trouxe noções de planejamento conjunto das áreas urbana e rural, incluindo a proposta de cidade jardim.

Luiz Cláudio Romanelli enfatizou que as comemorações do centenário terão uma programação cultural, resgatando a memória e história da região e de Londrina, visando preservar a tradição cultural local.

O deputado estadual explicou que os ingleses, ao identificarem a névoa semelhante à de Londres na mata da região, batizaram a comarca como “Londrina” em homenagem à capital inglesa. O projeto está em tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa.

O cônsul Adam Patterson expressou agradecimento ao deputado por apresentar o projeto legislativo, destacando o marco histórico que este ano representa, celebrando o centenário da chegada da Paraná Plantations e da subsidiária brasileira Companhia de Terras Norte do Paraná, que desempenhou papel fundamental na força econômica da região.

Na justificativa do projeto, Luiz Cláudio Romanelli mencionou a visita do britânico Simon Joseph Fraser, Lord Lovat, ao Brasil em 1924, que constatou a grandiosidade da região norte-paranaense. A Companhia de Terras Norte do Paraná, sob a orientação de britânicos, colonizou extensa área, fundou cidades, vendeu lotes e chácaras, atraindo estrangeiros após a divulgação realizada por Lord Lovat na Europa. O deputado ressaltou a importância de reconhecer o legado das comunidades britânicas no Paraná ao se aproximar a comemoração dos 100 anos de sua chegada.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -