sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaRatinho Junior reforça que planejamento induz crescimento

Ratinho Junior reforça que planejamento induz crescimento

spot_img

Nesta quinta-feira (7), o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento do Paraná durante o Fórum Estadual de Gestores Públicos em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Ele ressaltou que os indicadores positivos do estado são fruto de uma estratégia implementada no início de sua gestão, em 2019.

O evento, organizado pela Secretaria de Planejamento (SEPL), estende-se até sexta-feira (8) e conta com a participação de membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que reúne secretários da área de todo o País, além de prefeitos e secretários municipais.

O governador comparou a situação ao ditado que diz que “quando você não sabe para onde vai, qualquer estrada serve”. No entanto, ele enfatizou que o Paraná escolheu a estrada certa ao implantar a cultura do planejamento no estado, seguindo exemplos já estabelecidos na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Ratinho Junior destacou alguns indicadores que refletem o sucesso do planejamento, tornando o Paraná um destaque nacional, como o maior crescimento econômico entre todos os estados em 2023. Segundo dados do Banco Central, o Paraná registrou um crescimento de 7,8% no ano passado, superando significativamente a média nacional de 2,45%.

Ele ressaltou que o planejamento desempenha um papel crucial, gerando impacto positivo na criação de empregos e no crescimento da economia. O governador enfatizou a mudança de foco de governadores e prefeitos, que anteriormente se preocupavam apenas com seus mandatos, para garantir legados significativos para o estado e os municípios.

No segmento de desenvolvimento social, o governador destacou o programa Asfalto Novo Vida Nova, uma colaboração entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na primeira fase, foram investidos R$ 664 milhões em 146 municípios, e para a segunda fase, estão previstos mais R$ 132 milhões destinados a 38 municípios.

O programa tem como objetivo a urbanização completa das áreas urbanas dos municípios, não apenas com pavimentação, mas também incluindo calçadas, iluminação de LED e galerias de água. A iniciativa visa assegurar que municípios com até 20 mil habitantes não tenham mais ruas na área urbana cobertas de poeira e lama na frente das residências. O governador enfatizou que essas realizações são fruto de um planejamento estratégico.

Durante o Fórum Estadual de Gestores Públicos em Foz do Iguaçu, o governador foi reconhecido pelos excelentes indicadores alcançados pelo Paraná no Ranking de Competitividade dos Estados. O certificado, resultante de uma análise abrangente realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a consultoria Tendências e a startup Seall, foi entregue durante o evento.

No pilar da Solidez Fiscal, que compõe o ranking geral, o Paraná registrou avanços significativos, com melhorias em seis dos nove indicadores. Um destaque é o Índice de Liquidez, que mede as obrigações financeiras do Estado em relação ao seu caixa bruto. O Paraná subiu cinco posições em relação a 2022, conquistando o primeiro lugar entre as unidades federativas do Brasil nesse quesito. O Índice de Liquidez avalia a capacidade do Estado de cumprir obrigações financeiras com base em seus recursos disponíveis.

Além disso, o Governo do Paraná formalizou um protocolo de intenções com o CLP, visando intensificar os esforços para promover a competitividade e o desenvolvimento de lideranças e gestores, focando na atuação pragmática. As formas de cooperação incluem a realização de ações conjuntas, como reuniões, seminários, conferências, palestras, fóruns e congressos, além da coleta de dados no âmbito do Ranking de Competitividade dos Estados.

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, destacou a importância desse passo para o Paraná, ressaltando que o estado busca aprimorar e modernizar a gestão pública. Ele enfatizou que o protocolo permitirá a interação com especialistas para compreender os melhores indicadores e desafios, consolidando uma parceria para apoiar o governo estadual na identificação dos melhores caminhos.

O secretário de Planejamento, Guto Silva, destacou que o acordo no Paraná resulta da colaboração de todas as áreas do governo e de suas respectivas secretarias. Utilizando uma analogia aos Jogos Olímpicos iminentes, ele ressaltou que o planejamento não é uma prática individual, mas sim um esforço coletivo, destacando a ampla rede de planejamento existente. O foco está na colaboração para vislumbrar o futuro, conforme indicou. Entre os exemplos mencionados, estão os programas Paraná Produtivo e o recentemente publicado Plano Plurianual (PPA) no ano anterior.

Guto Silva também salientou a importância de aprender com experiências de outros estados, justificando a relevância do contato com secretários de Planejamento durante o fórum. Ele enfatizou o papel desempenhado no planejamento como a organização do esquema tático, facilitando o movimento e a fluidez. Destacou a necessidade de uma condição orçamentária sólida, uma visão de longo prazo e a formulação de estratégias. Ressaltou que o evento seria uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos.

PRESENÇAS – Participaram do Fórum Estadual de Gestores Públicos os secretários da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado; os prefeitos de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, de Londrina, Marcelo Belinatti, de Guaratuba, Roberto Justus, de Mandaguari, Enfermeira Ivonéia; e os deputados estaduais Tiago Amaral e Luis Corti.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -