O partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o PSD, irá adotar a mesma tática da eleição estadual de 2022 para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quando conquistou 15 cadeiras e fazer uma chapa pesada, com vereadores eleitos e com votos, a expectativa é de fazer de oito a 15 cadeiras na Câmara Municipal de Curitiba para a 19ª Legislatura, para constribuir à eleição do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD).
A tendência é de que vereadores como Serginho do Posto (UB), Sabino Picolo (UB), Toninho da Farmácia (UB), Mauro Ignácio (UB), Sargento Tânia Guerreiro (UB), Zezinho do Sabará (UB), Ezequias Barros (PMB), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (UB), Osias Moraes (Rep) e Pastor Marciano Alves (SD) se transferiram para o PSD ou para partidos da base aliada, que compreende o Republicanos, o PL, DC, PRD, Podemos e talvez o Progressistas.
Atualmente o PSD tem filiados o vereador Marcio Barros, o líder do prefeito Rafael Greca, Tico Kuzma, e Beto Moraes.
Atualmente, a principal conversa entre os vereadores é sobre a acomodação partidária para 2024, a janela abre dia sete de março e vai ficar aberta até cinco de abril.
O vereador Salles do Fazendinha, do DC, vem falando que não faz parte da base da aliada, é independente e pretende permanecer na Democracia Cristã (DC), mas mesmo assim, nos bastidores, ele é cotado para mudar de legenda.
Credo, duvido que o PSD faça muitos vereadores.
Em que pese meu respeito e admiração pela pessoa e trabalho do governador Ratinho Jr. existe uma recomendação do nosso líder maior da direita em não votar em candidatos do PSD. Eu seguirei a recomendação.
Duvido que faça muito vereadores! Quem eu conheço ta indo de NOVO ou PL! Ninguém mais aguenta vereador agarrado no saco do Prefeito e avalizando subida de IPTU! Imposto é ROUBO! Dessa turma ai, quem ate agora falou que lutaria para DIMINUIR a carga TRIBUTARIA??? Nenhum! Com que falo, vão votar em quem BOLSONARO apoiar!