domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáImportação da tilápia do Vietnã foi suspensa

Importação da tilápia do Vietnã foi suspensa

spot_img

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra tem se dedicado ao tema desde outubro de 2022, quando utilizou o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná para sensibilizar os colegas parlamentares e a população, instando que as negociações fossem interrompidas. Ele alertou sobre os prejuízos que tal ação acarretaria aos brasileiros, especialmente ao Paraná, que é o principal produtor de tilápias do país.

Na ocasião, Guerra enfatizou a importância de valorizar os produtos nacionais, argumentando que “importar tilápia é um absurdo”, pois desvaloriza uma cadeia que produz mais de 860 mil toneladas de peixe no país, gerando uma receita de R$ 9 bilhões somente em 2022. Ele ressaltou que o Brasil tem tilápia em quantidade suficiente para atender toda a demanda nacional e ainda exportar para outros países, enfatizando a qualidade elevada do produto e a dependência de muitas famílias dessa atividade para sua subsistência.

O anúncio da suspensão das importações foi feito durante a visita do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao Show Rural Coopavel, em Cascavel, no oeste do Paraná, uma das regiões de maior produção de tilápias no estado.

Conforme a declaração do ministro, a suspensão das importações é uma decisão já consolidada. “O Brasil mantém excelentes relações comerciais com o Vietnã e outros países ao redor do mundo, mas foi decidido ontem à noite suspender imediatamente qualquer importação de tilápia vinda do Vietnã”, assegurou.

Essa decisão ocorre poucos dias após a notícia de que o primeiro carregamento de tilápia proveniente do Vietnã chegou ao Brasil em dezembro, causando frustração e preocupação no setor, que alertava para a não realização dessa negociação. Além de questões econômicas desfavoráveis, há preocupações de que as 25 toneladas do peixe possam estar contaminadas com o vírus TILV. Vale destacar que, em outubro, quando Guerra abordou o assunto na Alep, o governo federal emitiu uma nota negando a informação de importação, mas as primeiras toneladas ingressaram no país dois meses depois.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -