sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep inicia a semana discutindo o Plano Plurianual 2024-2027

Alep inicia a semana discutindo o Plano Plurianual 2024-2027

spot_img

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) promove na próxima segunda-feira (06), a partir das 14h30, uma audiência pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA) 2024 -2027. O evento ocorre no Plenário do Legislativo por proposição do presidente da Comissão de Orçamento, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). O PPA será apresentado pelo secretário de Planejamento do governo estadual, Guto Silva.

Os parlamentares concluíram a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em julho deste ano. Agora, iniciam a discussão, análise e elaboração das emendas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) e para o PPA. O PPA abrange o período que se inicia no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e se estende até o fim do primeiro ano de seu sucessor. O instrumento é destinado a programar as políticas públicas e ações de demais Poderes e órgãos constitucionais autônomos.

Ainda na segunda-feira, será realizada uma audiência pública para debater o projeto de lei 747/2023, de autoria do Poder Executivo, que define a Penitenciária de Integração Social de Piraquara como estabelecimento penal destinado custódia dos agentes públicos pertencentes aos quadros dos órgãos de segurança pública do Estado do Paraná. A reunião ocorre a partir das 9 horas no Auditório Legislativo por proposição do deputado Soldado Adriano José (PP).

A proposta engloba agentes pertencentes aos quadros da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Científica, dos militares estaduais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar quando presos provisoriamente ou condenados. De acordo com a justificativa, o projeto visa estabelecer um local apropriado e isolado para custódia dos agentes públicos pertencentes aos quadros próprios dos órgãos de segurança pública do Estado quando estes servidores infringirem a lei penal.

No mesmo horário, também a segunda, será realizado o Seminário PEC 32/2020, por proposição do deputado federal Tadeu Veneri (PT). O debate ocorre no Plenarinho da Assembleia. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, de autoria do Poder Executivo, pretende alterar dispositivos sobre servidores e empregados públicos, modificando a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Chamada de PEC da Nova Administração Pública, a proposta altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal, válidas somente para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças.

Anunciada pelo presidente, deputado Tiago Amaral (PSD), a reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será antecipada de terça-feira (07) para a próxima segunda-feira. O encontro ocorre no horário regimental, a partir das 13h30, no Auditório Legislativo.

Uma audiência pública sobre a Campanha de Conscientização, Promoção e Atenção ao Retinoblastoma será realizada na terça-feira, a partir das 9 horas, no Auditório Legislativo. O evento vai contar com a presença de profissionais renomados internacionalmente para tratar do assunto. A proposição é das deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Maria Victoria (PP). Elas são autoras da Lei Estadual 21.527/2023, que busca dar visibilidade, facilitar o diagnóstico, estimular pesquisas e ampliar o debate sobre as Doenças Oculares Raras no Paraná. A proposta institui o Dia Estadual de Conscientização sobre as Doenças Oculares Raras, realizado anualmente em 20 de maio. O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular.

O Líder do Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação, deputado Batatinha (MDB), promove também na terça-feira, às 9 horas, a audiência pública “Inovação na Segurança Pública”, no Plenarinho da Assembleia.

De acordo com o proponente, o evento contará com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira, que apresentará as iniciativas já em andamento no Estado e as perspectivas de implementação de tecnologias de ponta para aprimorar a segurança pública.

A audiência vai reunir autoridades da Polícia Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros, além de especialistas da área de tecnologia e inovação, bem como representantes da sociedade civil.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), promovem na terça, às 11 horas, uma sessão solene para a entrega de Título de Cidadão Benemérito do Paraná ao senhor Barcímio Sicupira Junior (in memoriam). A homenagem ao ídolo Athletico Paranaense ocorre no plenário da Casa.

O Poder Legislativo sedia o lançamento do livro “A Travessia de Alvaro Dias” na terça-feira, a partir das 18 horas, também no Plenário. O texto resgata a história do parlamentar que já atuou como vereador, deputado federal, senador por quatro mandatos e governador do Paraná entre 1987 e 1991. A solenidade será realizada por proposição do deputado Denian Couto (PODE). O livro é assinado pelo jornalista José Antonio Pedriali, responsável pela pesquisa e entrevistas utilizadas para compor a obra com a trajetória do político com mais de 50 anos de vida pública.

Na quinta-feira (09), às 14 horas, será realizado o lançamento da Campanha Novembro Vermelho, que promover a conscientização e prevenção do câncer de boca no Estado. A iniciativa do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, ocorre antes da sessão ordinária, no Plenário.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -