segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáParaná terá quatro novos cursos de medicina

Paraná terá quatro novos cursos de medicina

spot_img

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou a decisão do Ministério da Educação que indicou a criação de quatro novos cursos de medicina no Paraná. Foram pré-selecionadas 142 cidades dos polos regionais de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranavaí, Apucarana, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Ivaiporã. “Uma notícia extremamente importante do Ministério da Educação para sociedade paranaense dentro do programa de expansão das faculdades de medicina dentro do país”, disse.

“Essas cidades poderão apresentar propostas que serão analisadas para criação de um curso de medicina no Paraná, a partir dos quatro indicados pelo Ministério da Educação para serem instalados em 2024 num total de 240 vagas”, disse o deputado ao apontar que no caso de Cornélio Procópio, a Faculdade Cristo Rei (Fraccei) já adiantou que vai apresentar a sua proposta.

A criação do curso de medicina por uma instituição privada, segundo Romanelli, contribui para suprir uma grande demanda do Norte Pioneiro, que é a falta de médicos para atender os pequenos e médios centros urbanos. “Isso, sob hipótese alguma, reduz a nossa busca da construção com o governador Ratinho Junior do curso de medicina da Uenp, que é uma universidade pública”.

Importância

“Mas ao mesmo tempo quero dizer que é extremamente importante a medida tomada pelo Ministério da Educação de abrir para todo o Brasil, essa pré-seleção para a análise das instituições de ensino superior privadas que poderão reivindicar a autorização da criação dos cursos de medicina”, reiterou o deputado.

Romanelli afirmou que a criação dos cursos de medicina, num total de 195 no país inteiro, vai contribuir para evitar o êxodo de jovens que procuram a formação em outros países da América do Sul, como o Paraguai e a Bolívia. “A regionalização dos cursos vai permitir que os jovens estudem mais perto de casa e quando se formarem, e isto está previsto nos incentivos do programa Mais Médicos, venham trabalhar na região em que mora”.

Fraccei

Na sexta-feira, 6, Romanelli, o prefeito Amin Hannouche (PSD), a vice-prefeita Angélica Olchaneski (PSB) e vereadores acompanharam os diretores da Faccrei que detalharam a proposta da instalação do curso de medicina em Cornélio Procópio. “A Fraccei há tempos vem trabalhando para instalar seu curso de medicina. É importante uma instituição como a Faculdade Cristo Rei, pela excelência e qualidade dos seus cursos, colocar Cornélio Procópio no mapa de seleção junto ao MEC.

Segundo o edital do MEC, as propostas das instituições de ensino devem constar projeto pedagógico do curso, planos de formação e desenvolvimento da docência em saúde; de infraestrutura da instituição de educação superior; de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS da cidade ou da região; de implantação de residência médica e de oferta de bolsas para alunos.

Os professores José Antônio da Conceição (diretor-geral) e Cristiane Fernandes (diretora acadêmica) destacaram que a Fraccei tem 20 anos de fundação, um centro universitário com cinco mil metros quadrados e os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

O campus está localizado na PR 160, em área urbana de Cornélio Procópio, com infraestrutura que inclui salas de aula, salas administrativas, biblioteca central, laboratórios, área de lazer, estacionamento, sanitários, lanchonete e centro de reprodução de cópias.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -