segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCCJ da Alep aprova projetos que visam fomentar setor turístico no Paraná

CCJ da Alep aprova projetos que visam fomentar setor turístico no Paraná

spot_img

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou três propostas de autoria do Poder Executivo que pretendem criar mecanismos para fomentar o setor turístico no Estado. As matérias tratam dos segmentos de eventos, infraestrutura e viagens. Entre os objetivos estão o estímulo a circulação interna de passageiros, o oferecimento de estrutura física e a contratação de pessoal para realização de festividades locais. As matérias, que tramitam em regime de urgência, foram aprovadas por unanimidade.

A primeira proposta aprovada é o projeto de lei 436/2023, que institui o Programa Paraná Mais Eventos. De acordo com o Executivo, a medida visa auxiliar os municípios na execução de eventos regionais, viabilizando recursos para aquisição de estrutura, equipamentos ou contratação de pessoal.

O Programa tem entre seus objetivos fomentar a realização de eventos regionais, gerando fluxo turístico e incrementando a economia local; promover o turismo dentro do Estado do Paraná; viabilizar a iniciativa de entidades e municípios na execução de eventos que ampliem o turismo enquanto atividade econômica e sustentável; além de proporcionar a oferta de lazer e entretenimento que valorize a cultura local e possibilite o intercâmbio entre diferentes regiões do Estado do Paraná.

Também avançou o projeto de lei 437/2023, que institui o Programa Paraná Mais Viagem. De acordo com o governo, a finalidade do Programa é fomentar o desenvolvimento turístico no Paraná e estimular o fluxo de turistas, gerando emprego e renda para a população local e impulsionando a economia regional de forma integrada, sustentável e responsável.  

Entre os objetivos do Paraná Mais Viagem está o de incrementar o turismo interno por meio do turismo rodoviário e da inclusão social, promovendo o uso sustentável e responsável das ofertas estaduais do setor e valorizando o patrimônio natural e cultural do Estado do Paraná. Além disso, quer fomentar a diversificação e qualificação da oferta turística do Estado por meio da implementação de infraestrutura qualificada. A proposta também pretende estimular a capacitação e qualificação dos profissionais que atuam no setor turístico, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados e contribuir para que o público-alvo tenha acesso a todos os benefícios sociais, culturais, psicológicos e físicos proporcionados pelo turismo.

Por fim, foi aprovado o projeto de lei 438/2023, que institui o Programa Paraná Turismo Mais Infraestrutura, com a finalidade de qualificar a infraestrutura turística, melhorar a qualidade dos produtos turísticos e contribuir para a expansão do setor. De acordo com o texto, o programa pretende implementar infraestrutura turística e de apoio ao turismo; consolidar áreas e rotas turísticas; revitalizar espaços de interesse turístico; aumentar e qualificar a capacidade instalada para atendimento do fluxo turístico; além de interconectar produtos turísticos.

Segundo o Executivo, a medida quer qualificar o ambiente turístico dos municípios por meio da implementação de infraestrutura que permita, tanto a valorização dos produtos regionais, quanto a expansão do setor de forma ordenada e sustentável.

Demais propostas

Avançou na CCJ o projeto de lei complementar 8/2023, da Procuradoria-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, que altera dispositivo da Lei complementar nº 85/1999, que dispõe sobre a lei orgânica e o estatuto dos membros do Ministério Público do Estado do Paraná. A proposta trata do auxílio de caráter ressarcitório para fazer frente a despesas com creche ou pré-escola de filhos de membros do MP-PR com idade de até seis anos.

O mesmo se deu com o projeto decreto legislativo 4/2023, de autoria da Comissão Executiva, que homologa o decreto do Poder Executivo nº 3435. O decreto altera o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS), em relação à base de cálculo nas saídas interestaduais de suínos vivos realizadas por produtor rural.

Também foi aprovado o projeto de resolução 9/2023, de autoria da Comissão Executiva, que altera a resolução nº 17/2016, que regulamenta a criação e o funcionamento das frentes parlamentares. A alteração visa aumentar o número máximo de frentes parlamentares a que o deputado pode aderir simultaneamente, passando de três para seis. O mesmo ocorreu com o projeto de lei 800/2023, do deputado Thiago Bührer (União), que dispõe sobre a inserção no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Taça Paraná de Voleibol.

Imóvel

Os parlamentares aprovaram ainda o projeto de lei 834/2023, que altera a Lei n° 19.159/2017, que autorizou o governo a efetuar a doação de imóvel ao município de Tibagi; projeto de lei 835/2023, que autoriza o governo a efetuar a doação de imóvel ao município de Piraquara, e projeto de lei 836/2023, que autoriza o governo a efetuar a doação de imóvel ao município de União de Vitória. Todas as propostas são de autoria do Poder Executivo.

Vista

Pedido de vista formulado pelo deputado Arilson Chiorato (PT) e pela deputada Mabel Canto (PSDB) adiou a discussão do projeto de lei 827/2023, do Poder Executivo, que autoriza a administração dos Portos de Paranaguá e Antonina a contratar operação de crédito para financiamento do projeto cais leste, no valor de R$ 495 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O mesmo se deu com o projeto de lei 837/2023, também do Poder Executivo, que altera a Lei n° 17.992/2014, que dispõe sobre o capital social autorizado da Companhia de Saneamento do Paraná. O pedido de vista é do deputado Arilson Chiorato (PT).

Ao lado do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), Chiorato também solicitou vista da emenda de plenário ao projeto de lei 186/2022, alterando a Lei nº 253/1954, visa corrigir inconsistências nas divisas do Município de Bituruna. De acordo com o projeto, a medida é necessária para acompanhar a realidade e a vontade da população. A alteração faz com que “os municípios limítrofes tenham segurança jurídica no desenvolvimento das políticas públicas para a população”.

O mesmo se deu com o projeto de lei 540/2023, de autoria do deputado Tercílio Turini (PSD), que confere ao município de Rolândia o título de cidade-berço do plantio direto no Brasil. A apreciação da matéria foi adiada após pedido de vista da deputada Mabel Canto (PSDB). 

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -