segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioGeralUsuários do programa Remédio em Casa aumentam 416%

Usuários do programa Remédio em Casa aumentam 416%

spot_img

O programa Remédio em Casa beneficia milhares de paranaenses atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de medicamentos para mais de 40 tipos de doenças crônicas. O número de usuários do programa passou de 3.653 em 2019 para 18.858 este ano, um aumento de 416% no período. O objetivo do serviço é garantir mais segurança, conforto e comodidade à população.

A estratégia propicia aos pacientes com condições crônicas de saúde receber medicamento em domicílio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e do Elenco Complementar da Sesa. São 49 itens, que podem ser enviados ao cidadão pelo Correio, exceto aqueles sob controle especial e os mantidos refrigerados.

O programa engloba os medicamentos indicados para doenças com tratamento de maior complexidade e que representam elevado impacto financeiro. Das mais de 40 doenças crônicas tratadas com medicamentos do serviço Remédio em Casa, dislipidemia (gordura no sangue), asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e osteoporose concentram os maiores volumes.  

No início de 2019, o serviço era ofertado apenas na 2ª Regional de Saúde de Curitiba, mas com a implementação do programa na 17ª RS (Londrina) e 10ª RS (Cascavel) em 2020, na 15ª RS (Maringá) e 3ª RS (Ponta Grossa) em 2021 e na 9ª RS (Foz do Iguaçu) em 2022 as entregas dos medicamentos expandiram e chegaram até às regiões Norte, Noroeste, Oeste e nos Campos Gerais. 

O programa atende os municípios-sede das Regionais de Saúde que concentram o maior volume de pacientes cadastrados no Ceaf. Foram contempladas as Farmácias Regionais de grande e médio porte, totalizando as seis maiores unidades, que representam cerca de 70% do atendimento realizado nas farmácias sob gestão estadual.

A evolução de usuários saltou pouco a pouco, conforme a expansão, saindo de 3.653 em 2019 para 8.640 em 2020, 13.745 em 2021, 15.384 em 2022 e 18.858 atualmente.

“O Remédio em Casa facilita o tratamento do paciente, as entregas reduzem os deslocamentos mensais das pessoas às Farmácias das Regionais de Saúde e melhoram o fluxo de pacientes na farmácia. Investimos na logística e na comodidade do paciente e com isso o programa ainda contribui para a redução do tempo de espera daqueles que retiram seu medicamento de forma presencial”, enfatizou o secretário da Saúde, Beto Preto.

COMO ADERIR – A inclusão no programa é realizada por meio das próprias farmácias dessas Regionais de Saúde, que entram em contato com os pacientes elegíveis para esse tipo de recebimento. A inscrição é realizada presencialmente na Farmácia Estadual, onde o paciente ou representante legal preenche um Termo de Adesão ao programa. Para manter o cadastro ativo, é preciso renovar o processo a cada seis meses, com a atualização de todos os documentos necessários para a solicitação.

A entrega dos medicamentos é realizada pelos Correios, com quem a Sesa tem um contrato para essa prestação de serviço, por meio do serviço de Sedex (encomenda expressa) no endereço do paciente indicado pela Farmácia/Regional

FARMÁCIAS – As farmácias do Estado atendem mais de 398 mil usuários cadastrados para o recebimento de 280 itens (medicamentos e insumos) do Ceaf e do Elenco Complementar. A rede estadual tem 23 farmácias localizadas nas 22 Regionais de Saúde.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -