domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáMP-PR ajuiza ação contra prefeito de Quedas do Iguaçu

MP-PR ajuiza ação contra prefeito de Quedas do Iguaçu

spot_img

O portal Pio do Jacú, de Dennis Migliorini, informa que em Quedas do Iguaçu, no Centro Sul do estado, o MP-PR (Ministério Público do Paraná), através da 2ª Promotoria de Justiça, ajuizou ação civil pública contra o prefeito Elcio Jaime (PSD) e sua companheira, nomeada irregularmente para o cargo de chefe do Departamento da Assistência Social.

A ação decorre de inquérito civil instaurado para apurar vários casos de nepotismo na administração municipal, como a nomeação, para cargos comissionados, da companheira e do irmão do prefeito, além de quatro esposas de vereadores – o que poderia caracterizar o chamado nepotismo cruzado.

Além da irregularidade da nomeação da própria companheira pelo prefeito, a Promotoria de Justiça apurou que, na prática, ela não vem exercendo funções próprias de cargos comissionados e estaria atuando como secretária.

Antecedentes – Antes de ajuizar a ação, o MP-PR buscou uma solução extrajudicial, emitindo recomendação administrativa para que o prefeito exonerasse os parentes nomeados irregularmente. Entretanto, a recomendação não foi atendida – o prefeito negou a relação com a companheira (embora o relacionamento entre eles seja público e notório) e alegou que o irmão foi nomeado para cargo político, o que não é abrangido pela Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que regula o tema.

Pela nomeação da companheira, a Promotoria de Justiça requer liminarmente a suspensão imediata dos efeitos do ato que a nomeou. No julgamento do mérito, pede a condenação de ambos às sanções previstas na Lei de Improbidade, como a suspensão dos direitos políticos e o pagamento de multa.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -