terça-feira, abril 30, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaOficinas de escrita resultam em três livros com novos talentos

Oficinas de escrita resultam em três livros com novos talentos

spot_img

No sábado, 12 de novembro, a partir das 14h30, acontece o lançamento de três livros do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção no Museu Guido Viaro, em Curitiba. O primeiro título contém  sete fragmentos de romances, o segundo volume reúne nove contos e o terceiro impresso tem 165 haicais elaborados por 43 pessoas.

Idealizado e coordenado por Marcio Renato dos Santos, com produção de Victor Augustus Graciotto Silva e realização da Máquina de Escrever Editora | Produção Cultural, Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção ofereceu, tanto para autores já experientes na área literárias quanto para jovens escritores ou poetas, três oficinas gratuitas: uma de romance, ministrada por Otto Leopoldo Winck, outra de contos, com Cezar Tridapalli, e ainda uma terceira de haicais, com Alvaro Posselt. 

As oficinas de romance e contos tiveram 8 aulas, cada uma de 4 horas — ambas para 20 participantes. Já os cursos de haicais foram oferecidos para 80 pessoas, divididas em 4 turmas, cada uma com 8 horas de duração. Todas as atividades aconteceram de maio a julho de 2022 na Biblioteca Pública do Paraná, instituição que apoiou a iniciativa.

A ideia do projeto foi apresentar gratuitamente aos  interessados em escrever poesia e ficção o repertório, as leituras e as técnicas necessárias para transformar uma ideia em conteúdo literário ou poético.

“A proposta viabiliza a experiência completa que um(a) autor(a) vivencia na realidade, da elaboração da ideia, incluindo escrita e reescrita, até o lançamento físico da obra”, afirma Marcio Renato dos Santos, escritor, jornalista, editor, idealizador e coordenador pedagógico de Ampliando Horizontes Poesia e Ficção.

 O projeto também objetiva fortalecer a cultura local, uma vez que foram convidados para ministrar as oficinas apenas autores paranaenses — para a curadoria (seleção de conteúdos dos livros), também participaram somente escritore(a)s em atividade em Curitiba: Carlos Machado, Guido Viaro e Jaqueline Conte.

A iniciativa ainda fomenta a economia criativa paranaense ao editar 3 obras impressas e em formato digital. “Contratamos revisoras, um diagramador, um capista, enfim, a equipe necessária para realizar as obras, além dos serviços de uma gráfica”, diz Victor Augustus Graciotto Silva, historiador, escritor, responsável pela supervisão editorial e coordenador do projeto, acrescentando que também foi criado um site www.ampliandohorizontes.com.br para a divulgação das ações de Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção.

As obras impressas serão encaminhadas aos autores e autoras, a instituições culturais e bibliotecas com a finalidade de disponibilizar ao público os fragmentos de romances, contos e haicais. “A partir do lançamento, contamos com o interesse das leitoras e dos leitores para completar o ciclo e imprimir interpretações aos conteúdos”, comentam Marcio Renato dos Santos e Victor Augustus Graciotto Silva.

Serviço:

Lançamento dos 3 livros do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção.

Cada livro custa, promocionalmente, R$ 20 em 12 de novembro, a partir das 14h30, no Museu Guido Viaro, Rua XV de Novembro, 1.348, no centro de Curitiba.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -