segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueCâmaras municipais do Paraná têm sub-representação

Câmaras municipais do Paraná têm sub-representação

spot_img

A política está se profissionalizando com as mudanças introduzidas a partir do governo do Partido dos Trabalhadores, os partidos com as novas regras estão ficando cada vez mais inchados, concentrando os recursos e decisões para poucos, além de diminuir as chances das minorias alcançarem o parlamento, principalmente após a criação do fundo eleitoral e o partidário (os recursos, distribuindo levando em conta apenas a representatividade na Câmara Federal, sem contar o número de cadeiras no Senado Federal, nas prefeituras e nos legislativos estaduais e municipais).

O atual sistema está desenhado para manter os mesmos e na maioria das vezes, os mais ricos, os exemplos estão na Câmara Municipal de Curitiba, o presidente Tico Kuzma (Pros) está há 18 anos no parlamento, Professora Josete (PT), Serginho do Posto (UB) e Beto Moraes (PSD) também; Sabino Picolo (UB) há 26; o decano Tito Zeglin (PDT) 34 anos; Mauro Ignácio (UB), Pier Petruzziello (PP) e Toninho da Farmácia (UB), há 10 anos; Noêmia Rocha (MDB), 14.

O atual sistema foi construído uma barreira para bloquear o surgimento e a consolidação de novas lideranças e terceiras vias, tantos nos parlamentos como nas disputas majoritárias.

A sub-representação é um perigo para a democracia e isso precisa acabar e isso vem acontecendo em Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa, apenas citando as quatro maiores cidades do Estado.

A atualização de cadeiras nas Câmaras Municipais é legitima e precisa ser concretizada para a política não ficar mais chata do que está atualmente.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Democracia é o que menos interessa para os políticos profissionais… Tudo gira em torno das suas próprias reeleiçoes sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -