sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueEngordamento da orla garante etapa nacional de surfe para Matinhos

Engordamento da orla garante etapa nacional de surfe para Matinhos

spot_img

Fã de surf, o governador acompanhou os momentos decisivos da 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional (CBSurf Pro) de 2022, em Matinhos, Carlos Massa Ratinho Junior foi ao evento que marca a volta das competições profissionais do surfe para conferir se houve mudança nas ondas do Pico de Matinhos com a obra da engorda da orla.

Como não houve impacto, Ratinho Junior garante que o primeiro objetivo foi atingindo, a partir de agora os problemas gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral será controlada, evitando que nos próximos anos a infraestrutura urbana, turística e de lazer não entrem em colapso.

A praia onde acontecem as competições ainda não recebeu areia da draga, mas a população já sente os efeitos das intervenções com o aumento do fluxo de turistas mesmo na baixa temporada. Durante a visita, Ratinho Junior falou sobre os investimentos realizados durante a sua gestão no litoral.

“É uma alegria poder ver um evento nacional desse porte, que há mais de 20 anos não vinha pra Matinhos, que sempre foi um celeiro de grandes surfistas, atletas e de grandes ondas”, disse o governador. “Agora, com todos os investimentos que estamos fazendo no litoral, os olhares dos grandes eventos se voltam para o litoral do Paraná, o que gera novas oportunidades de emprego, desenvolvimento econômico e contribuem com a transformação das nossas cidades litorâneas”, completou Ratinho Junior.

As obras em Matinhos contemplam a engorda da praia, mas também estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem para prevenção de enchentes, além da revitalização urbanística da praia e da calçada, com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Na avaliação do presidente da Federação Paranaense de Surf (FSP), o surfista Renato Trogue, o evento não seria viável sem a parceria com o Governo do Estado. “O retorno de Matinhos à agenda de grandes campeonatos é de grande valia para o turismo, o esporte e o comércio local. É um orgulho pra nós ver Matinhos voltar ao circuito profissional, onde deve permanecer graças aos investimentos que vem sendo feitos na orla”, afirmou Trogue.

NOVAS OBRAS – De acordo com Ratinho Junior, as intervenções já realizadas somam-se a outras já encaminhadas que elevarão o litoral paranaense a outro patamar em potencial de atração turística e de infraestrutura disponível aos moradores locais. Entre elas, estão projetos já encaminhados, como a ponte de Guaratuba e a duplicação do trecho entre o balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e a cidade de Matinhos.

“Serão investidos cerca de R$ 150 milhões, cujos recursos vamos captar e assim que forem liberados faremos a licitação para a duplicação entre Praia de Leste e Matinhos, que contará com ciclovia, pista de caminhada e iluminação de LED”, informou. “Em setembro, vamos abrir os envelopes para saber qual a empresa será responsável pela construção da ponte de Guaratuba, criando uma ligação mais rápida com Matinhos e fortalecendo a economia dos dois municípios”, concluiu o governador e candidato à reeleição.

CBSURF PRO – O evento, que ocorre entre os dias 22 e 28 de agosto, reúne grandes nomes do surf nacional e promessas da nova geração, inclusive do próprio litoral paranaense. A competição conta com R$ 280 mil em premiações nas categorias feminina e masculina. Além de definir os títulos brasileiros de surfe profissional, os 64 primeiros colocados do ranking masculino e as 24 melhores do feminino, se classificam para o Dream Tour da CBSurf de 2023.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -