domingo, maio 5, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaSIGMUC contesta planos de Rafael Greca milionária secretaria de Mobilidade

SIGMUC contesta planos de Rafael Greca milionária secretaria de Mobilidade

spot_img

O jornalista político Aroldo Murá informa que a Guarda Municipal promoveu na semana passada, uma série de esclarecimentos a respeito da atuação da Instituição no âmbito da Cidade. Deve-se destacar que “a presença da Guarda Municipal é fator preponderante na diminuição de delitos nos espaços públicos”, como observa um procurador do  MPPR.

Na verdade, a GMC tem seus opositores, conforme este site noticiou dias atrás. Um deles – segundo fonte sindical – “pode ser identificado na poderosa Rosângela, que agora quer fazer concurso para admitir mil fiscais de trânsito, ao mesmo tempo que na Prefeitura sugere ser ineficiente a ação da Guarda nessa área da fiscalização”.

DEFESA ROBUSTA

Para lembrar: em nota do dia 7 de junho de 2022, o Sindicato da Guarda promoveu robusta defesa da legalidade da atuação da GMC, demonstrando farto material e decisões que amparam ações tanto na área de trânsito como na atuação e defesa do espaço urbano, local onde vivem as pessoas.

A exposição do Sindicato da Guarda rebate a pretensão de criar 1000 vagas para a carreira de agentes de trânsito, diante dos argumentos que merecem reflexão, “sob o aspecto da economicidade e da moralidade.”

Segundo novas observações  que chegam a este site, guardas municipais detêm uma ampla gama de atribuições, com as  quais  os agentes municipais não são contemplados. É fato que os guardas municipais realizam ações de combate ao tráfico de drogas, à pichação urbana, e de trânsito. Em síntese, pela nota emitida, guardas municipais trabalham mais e custam menos ao erário. Essa é verdade facilmente constatável.

DAS DENÚNCIAS PROMOVIDAS PELO SINDICATO

DENÚNCIA 1:

Segundo nota, o “SIGMUC tem recebido informações que algumas localidades estão sendo privilegiadas, e os agentes estão sendo orientados a não realizar a devida fiscalização de trânsito. O sindicato irá apurar as informações, e caso sejam confirmadas, o SIGMUC irá acionar os órgãos de fiscalização para que sejam devidamente responsabilizados.”

DENUNCIA 2: INTENÇÃO DE DIVIDIR AS SECRETARIAS

Muito embora tenha ocorrido a unificação da antiga Secretaria de Trânsito, na prática a intenção de dividir as secretarias tem como plano de fundo a utilização do dinheiro da multa e sua aplicação. É muito dinheiro, não é, prefeito Rafael Valdomiro?

Realmente, neste aspecto, percebe-se que a arrecadação da área de trânsito é gigantesca, devido a ações de intensa fiscalização. Segundo informações deste site, a ideia de criar uma Secretaria de Mobilidade é do interesse de uma poderosa servidora que tinha pretensão de ser secretária. A ideia tem a simpatia de alguns secretários do governo Rafael Valdomiro, os quais veem a possibilidade de utilizar o dinheiro da multa com mais “autonomia”. Autonomia com aspas, mesmo…

Numa análise do histórico da Secretaria, percebe-se que não é de agora que a área de trânsito anda com suas próprias pernas. Percebe-se também claramente que existem certos cargos na Superintendência de Trânsito que detêm mais poder que o titular da pasta. É o caso do secretário Coronel Péricles de Matos, o qual não goza do mesmo prestígio no gabinete do alcaide. O prefeito não deixa de opinar sobre o antigo comandante da PMEP: ele estaria na posição “fundamentalmente por ser recomendado por Ratinho Junior”.

DA VERDADE

Este site  é informativo e opinativo. Trabalha com várias fontes de informação. Diante de tantas variedades, haverá sempre quem se sinta “desconfortável” com n ossos registros. Nunca negamos ouvir o outro lado. Contudo, no presente caso, ficou reconhecido na própria nota do Sindicato que o movimento de contratação de 1000 agentes de trânsito realmente existe. Também ficou evidente que a divisão da secretaria se encontra no radar e no gosto do alcaide Rafael Valdomiro Greca de Macedo. E de outros áulicos que alimentam a “vanitas” reconhecida de Greca, enchendo-o de elogios, ao mesmo tempo que galgam mais poder na máquina da Prefeitura.

Diante de tudo isso, somos obrigados a exercitar uma certa dúvida metódica. Como indagar, por exemplo, quanto essa esboçada Secretaria de Mobilidade poderia movimentar, sendo autossuficiente em recursos? Teria muito dinheiro, valores enormes provenientes de multas. Além de que, nos planos de Greca e Rosângela, a pasta da Mobilidade estaria sendo montada para englobar o transporte coletivo. De novo se expõe a velha “paixão” de Greca pelos ônibus e as “famílias” que o comandam.

Um vereador sentenciou o plano da Secretaria de Mobilidade: “Será sopa no mel para todos os que engordam as empresas de ônibus com meio bilhão de reais de dinheiro público… Como acontece hoje”.

Agradecemos ao Sindicato da Guarda pelos esclarecimentos e pelas denúncias, que ajudam no controle da população sobre os atos de Rafael Valdomiro Greca de Macedo e sua entourage, já que os canais oficiais de controle ficam mudos diante das gracinhas, mágicas e  sonhos do alcaide; ele, agora só pensa na nova Secretaria de Mobilidade. Obsessão que começa a dividir com o projeto de ser governador, daqui a quatro anos…

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -