segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCJ aprova projeto que trata de subsídios do quadro de servidores do...

CJ aprova projeto que trata de subsídios do quadro de servidores do Detran

spot_img

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná analisou uma série de mensagens do Poder Executivo enviadas para apreciação dos parlamentares paranaenses. Entre as propostas aprovadas está o projeto de lei 249/2022, que trata do subsidio do Quadro Próprio dos Servidores do Detran do Paraná (QPDE). Os deputados aprovaram o parecer favorável do relator, deputado Marcel Micheletto (PL). A proposição tramita em regime de urgência e será apreciada na sessão plenária antecipada ainda nesta terça-feira.

A legislação proposta estabelece a forma de ingresso, estágio probatório, institutos de desenvolvimento na carreira, estrutura de remuneração, prevendo os cargos em comissão e funções de gestão pública. Dessa foram, o projeto de lei pretende reorganizar as carreiras do Detran-PR, alterando a estrutura de remuneração. Com isso, visa solucionar distorções de valores atualmente pagos, criando uma nova modalidade de retribuição pecuniária através de subsidio.

Atualmente, a autarquia é composta por três carreiras: Analista de Atividades de Trânsito; Técnico de Atividades de Trânsito e Auxiliar de Atividades de Trânsito (sendo esta última em extinção). De acordo com o governo, os custos decorrentes da presente demanda serão inclusos nas Leis Orçamentárias Anuais e não afetará as metas de resultados fiscais sendo seus efeitos compensados nos períodos seguintes.

O projeto de lei 205/2022 também foi aprovado. A matéria altera dispositivos da Lei n° 20.164/2020, autorizando a Agência de Fomento do Paraná S.A. a aplicar medidas objetivando apoiar a recuperação econômica dos empreendedores formais e informais, além da infraestrutura de municípios atingidos por emergências, calamidades ou desastres, com oferta de crédito e apoio técnico às atividades econômicas locais.

A proposta inclui em um artigo da legislação a possibilidade de que a concessão de moratória a contratos de empréstimos e financiamentos formalizados com os municípios sejam referendados pelas instâncias decisórias da Fomento Paraná. Outra alteração do projeto tem como finalidade tornar explícita as condições de cobrança e renegociação dos créditos concedidos em momentos de emergência, definidas pelo Conselho de Investimentos do Fundo de Desenvolvimento Econômico.

Os parlamentares aprovaram ainda o projeto de lei 256/2022, que solicita a aprovação de Abertura de Crédito Especial ao orçamento da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), no valor de R$ 538 mil. A medida visa atender a contratação de pessoal por tempo determinado referente às Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). A medida tramita em regime de urgência.

Vista

Também tramitando em regime de urgência, o projeto de lei 257/2022 teve sua discussão adiada após um pedido de vista do deputado Tadeu Veneri (PT). O texto altera dispositivos da Lei n° 12.243/1998, que considera Áreas Especiais de Interesse Turístico e Locais de Interesse Turístico localidades situadas nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Segundo o governo, a alteração proposta busca corrigir distorções criadas pela legislação em relação as atuais competências do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit). De acordo com o governo, as competências do Colit demandam a necessidade de disposição clara quanto a sua margem de atuação, em especial na competência principal de assessoramento ao planejamento e ordenamento territorial do Litoral Paranaense. O Executivo afirma, na justificativa da matéria, que a previsão de necessidade do Colit analisar e liberar a execução de projetos urbanísticos e de edificações, sem detalhamento, pode gerar sobreposições de competências institucionais.

O mesmo se deu com o projeto de lei 258/2022, que também será discutido na próxima sessão após o pedido de vista do deputado Tadeu Veneri (PT). A proposta dispõe sobre a transferência de responsabilidade pelo pagamento dos benefícios de salário-família e auxilio-reclusão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o tesouro do Estado do Paraná. De acordo com o texto, compete ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e a Defensoria Pública destinarem recursos de seus orçamentos para o pagamento dos benefícios devidos aos seus servidores ativos e inativos. O pagamento independe do Fundo de Natureza Previdenciária a que se vincula o servidor. A proposta proíbe ainda que o RPPS arque com este tipo de despesas. O projeto também tramita em regime de urgência.

De acordo com o presidente da CCJ, deputado Nelson Justus (União), os projetos em regime de urgência voltam a ser debatidos em sessão extraordinária marcada para a próxima segunda-feira (20).

Rejeição

O projeto de Lei 53/2022, que estabelece normas gerais para a eficiência de concurso para provimento de cargo público pela administração direta, autárquica do Poder Executivo e fundacional, foi rejeitado na CCJ. A proposta é de autoria do deputado Coronel Lee (DC), e teve anexado proposta similar, PL 54/2022, do deputado Mauro Moraes (União).

O parecer favorável na forma de um substitutivo geral do relator, deputado Márcio Pacheco (Republicanos), ficou prejudicado, sendo aprovado o voto em separado pela rejeição da matéria apresentado pelo deputado Marcel Micheletto (PSD).

Entre outros pontos, a matéria determinava que os “candidatos que não tenham sido classificados entre o quantitativo de vagas disponível no certame não podem ser considerados eliminados até o final do concurso, e, comprovado vagas abertas no certame deverão seguir as demais fases para seu preenchimento”.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -