quarta-feira, maio 1, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaGestão Rafael Greca acaba com Circular Centro

Gestão Rafael Greca acaba com Circular Centro

spot_img

Veio a pandemia e a Urbs acabou com o Circular Centro, que funcionava em dias úteis, nos sentidos horário e anti-horário, unindo os principais terminais e praças centrais, sem aviso, na surdina, um retrocesso no transporte público, mas como o prefeito Rafael Greca (sem partido) adora os empresários da concessionária de transporte coletivo, isso não surpreende nenhum curitibano da gema e que sabe, o serviço começou na gestão de Jaime Lerner, há 41 anos.

A oposição na Câmara Municipal de Curitiba comeu bola e não aproveitou a deixa para incomodar os passos de Rafael Greca.

A lebre foi levantada pelo Paulo Marins, em uma rede social, e o texto mostra o quanto Rafael Greca vem acabando com as boas iniciativas na capital do Paraná.

“Com o início da pandemia de covid, a linha foi desativada e não mais foi restabelecida e já nem consta da tabela de horários da RIT (Rede Integrada de Transporte), sem qualquer explicação para o público.

Criada como uma alternativa para quem tinha atividades na região central- como dizia a própria prefeitura –  dispensava o automóvel para fugir dos engarrafamentos, foi mais uma bolação da era Lerner: micro-ônibus, com preço da passagem reduzida, uma solução para quem frequentava o comércio local, ou simplesmente usufruia do lazer das ruas exclusivas para pedestres, com seus calçadões que, por sinal, estão completando 50 anos na cidade.

Com a linha em funcionamento, importantes pontos de Curitiba, como as praças Rui Barbosa, Tiradentes, Santos Andrade, Eufrásio Correa e 19 de Dezembro; Rodoferroviária, Mercado Municipal, Universidade Federal e Universidade Tecnológica (para não falar dos inúmeros colégios e cursos espalhados pelo centro); principais shoppings comerciais (Muller, Estação, Curitiba e vários outros); praça Garibaldi e setor histórico, enfim, ao centro todo, com  suas múltiplas atividades, a população tinha acesso por meio dos micro-ônibus.

E era mais um motivo para evitar congestionamentos, não trafegando de automóvel pelo centro. Fácil enumerar todos os benefícios trazidos trazidos por sua implantação.

Talvez se venha com a velha alegação: a linha Circular Centro não dava lucro (não sei se é o caso, pois só a Urbs tem esses números), mas o que importa é o benefício. Não seria o caso até de torná-la gratuita para o público? Por que não? Mas o importante é reativá-la.

Com a palavra o prefeito Rafael Greca, que deve essa explicação, principalmente porque foi um dos principais membros da equipe de Jaime Lerner, o grande revolucionário das intervenções urbanas em Curitiba.”

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa linha Circular Centro era usada por MUITA gente. É uma linha tradicional de Curitiba e todas as senhorinhas da minha família usavam essa linha. As mesmas senhorinhas que votam no Greca e votavam no Lerner. Mas já passei no grupo de zap que foi o Greca que exterminou com o Circular Centro e pra elas nunca mais votarem no Greca ou nos que apoiam o Greca.
    Lá de Piraquara não dá pro prefeito de Curitiba entender o que as tias usam pra se locomover na cidade.
    Greca deu tiro no próprio pé.

  2. Para quem mora no Centro esta linha era extremamente útil. Você poderia utilizá-la mais de uma vez para resolver coisas práticas. E era muito usada por idosos. Uma tristeza ter sido eliminada sem sequer consultar a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -