sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaJamur joga a toalha e deixa o “reinado” para Lucas Navarro

Jamur joga a toalha e deixa o “reinado” para Lucas Navarro

spot_img

Os vereadores da base do prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo notam que algo mudou no tratamento do secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, em relação a Lucas Navarro de Souza, o braço-direito do alcaide. A percepção é que Jamur não se opõe a Lucas. Antes aguerrido, resistente a obedecer ao assessor especial de Greca, Jamur parece ter “jogado a toalha”.

Jamur teme ser processado e ter que pagar por malfeitos de terceiros. Por isto, sempre foi perfeccionista, revisando projetos e processos. Assim, na primeira gestão, Jamur derrubava os pedidos feitos por Lucas, com argumentos técnicos, “chicanas” jurídicas e usando o temor sobre o prefeito, ou avisando que geraria processos.

“Mas agora o Jamur não se opõe mais as pressões de Lucas, que governa pleno e sem adversários”, alerta um vereador da base de apoio. Desde a reeleição, o assessor começou a conversar como representante direto do prefeito. Agora, muitos empresários e donos de empresas fornecedoras do município usam de Navarro para obter renovações de contratos ou benefícios, que encurtem a burocracia municipal.

OPOSIÇÃO ESCANTEADA

Antes, Jamur alertava aos riscos, tendo como avalista o advogado da família Greca, Giovani Gionédis, com cada menos voz dentro das decisões. Lucas tem escanteado a quem o faz oposição. Derrubou secretários, como Emílio Trautwein, ajudou a prejudicar outros, como Victor Puppi, com apoio de Ogeny Maia.

“Ele é uma eminência parda, que manda e desmanda com apoio de Greca. Decide quando se discute uma licitação. Opina quando se autoriza alvarás e tem poder de dar cargos e escolher quanto alguém merece ganhar”, diz outro vereador, que prefere o anonimato para evitar represália.

PREVENIDO

Jamur tem se prevenido. Na última Smart City Expo Curitiba, repassou toda a responsabilidade do evento para a diretora da Agência Curitiba, Cris Alessi, e para o secretário de Administração, Alexandre Jarschel. Dona Matilde ouviu nos bastidores que Jamur evita assinar alguns processos, quer sair limpo depois da segunda gestão de Greca.

Quem conhece Jamur, como muitos dos vereadores ouvidos, sempre viram nele um farol de retidão. “Em todos os governos, Jamur sempre foi a pessoa capaz de achar soluções para projetos mirabolantes, adequando os sonhos a legislação, tornando tudo real e legal”, disse o vereador à coluna. “Mas agora Jamur pula de processos, pois não estão dando tempo para que faça seu trabalho. Porque precisa atender a demanda de Lucas”, completou.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Luiz Fernando Jamur é um dos melhores e mais competentes funcionario da Prefeitura. Conheço seu trabalho desde que foi Secretário de Urbanismo, e muito respeitado pela sua honestidade e coerencia em sua função. Existem poucos profissionais como ele na Prefeitura.

  2. Se continuar assim esse assessor Lucas tem trabalho até o final do mandato. Depois todos irão querer distância dele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -