segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueFundação do Diário do Paraná completa 67 anos

Fundação do Diário do Paraná completa 67 anos

spot_img

Por Luis Renato Ribas

Dia 29 de março de 1955 foi a data de fundação do vespertino Diário do Paraná, jornal dos Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand. O jornal que inovou na imprensa paranaense, com o episódio diagramação, entre outras criações de paginação, foi considerada a escola do jornalismo no Paraná.

Amanhã (29), será realizado o 17º evento comemorativo e consecutivo aquela data de fundação, no Radisson Hotel, com alguns dos jornalistas pioneiros, em diversas fases do jornal. A data coincide com o aniversário de Curitiba.

Dos jornalistas do primeiro dia, ainda vivos, são Luiz Geraldo Mazza Eduardo Rocha Virmond, José Kalkbrenner Filho e Nireu Maia Toniatti.

GRANDE ESCOLA

Pelo Diário do Paraná, comandado pelo “kaiser” Adherbal Stresser, em outras gerações passaram jornalistas históricos como Dino Almeida, Emilio Zola Florenzano, Adherbal Fortes Sá, Léo Kriger, Léo de Almeida Neves, Paulo Marins, Jorge Narozniak, Airton Cordeiro, Roberto Novaes, Airton Luiz Baptista, além de mim. O jornal contou ainda com as contribuições de René Ariel Dotti e José Richa, ambos in memoriam.

Também as jornalistas Rosy de Sá Cardoso, Eloá Caty Lourenço e Marian Guimarães.

E atenção, pesquisadores: segundo informa o jornalista Walter Schmidt, todo o acervo do Diário do Paraná foi digitalizado e está disponível para consultas na Biblioteca Nacional.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -