segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica NacionalQuem vai definir o púlpito político evangélico para 2022?

Quem vai definir o púlpito político evangélico para 2022?

spot_img

O jornalista político Aroldo Murá informa que os estudiosos do fenômeno religioso no Brasil, que examinam as religiões, crenças e seitas pela ótica da Ciência Social,  devem estar diante de uma sinuca de bico, em face  do “leilão” ao qual igrejas parecem se submeter para atender ao candidatos mais fortes à Presidência.

A grande dúvida de agora, posta pela imprensa e examinada com cuidado pelos cientistas sociais, é saber se os poderosos líderes – como Silas Malafaia, Bispo Ferreira, Edir Macedo, Rodovalho, Valdemiro, Hernandez , Cezinha do Madureira – têm ou não o controle do voto crente.

Ou se o crente vota de forma autônoma, sem obediência aos líderes.

Lula teve no ano passado o muito fotografado encontro com o Bispo Ferreira, pai de Cezinha, da Assembleia de Deus Ministério Madureira. Cezinha, que insiste em comandar  a Frente Parlamentar Evangélica no Congresso, desmente possível adesão de seu pai e do Mudureira a Lula.

Garante que ele e seu povo estão com Jair Bolsonaro, e que aquele encontro com o ex-presidente foi  “apenas de cortesia”.

Aliás, não há o que reprovar os cliques fotográficos de petistas com os evangélicos. Afinal, eles estiveram juntos nos dois governos de Lula e nos dois de Dilma Roussef.

CAMINHADA COM O PT

A caminhada com os petistas   foi muito além de lances jornalísticos, incluiu frequentes visitas de pastores ao gabinete presidencial para orações e bênçãos a  mancheias cheias… e benesses distribuídas às igrejas.

Dessa aliança não esteve fora nem o mais importante deles, o bispo e empresário de comunicação Edir Macedo, o comandante da IURD. Hoje Bolsonaro – que ainda se diz católico, embora tenha sido batizado no Rio Jordão por um pastor, dono do PSC – , parece ter o controle  de parte do voto evangélico, povo que hoje significa pelo menos 30% dos brasileiros.

Mas a realidade pode ser outra porque há de se considerar os evangélicos “desigrejados” e os do protestantismo histórico (metodistas, luteranos, batistas, presbiterianos, parte de uma classe média expressiva)., com “voo próprio”. Além desses, há ainda grupos evangélicos mais à esquerda, gente que flerta muito com o PSOL e PT, independente de lideranças de  petistas crentes como Benedita da Silva.

Assim caminha a História do País, muitos anos depois da proclamação da República (1889) que sob a influência positivista decretou a separação do estado e da Igreja. Uma separação que não foi realidade nos governos que foram começando no século 20,  e  consolidaram alianças com a Igreja Católica (como Getúlio).

No período ditatorial, de 1964 a 1986, a CNBB, conferência dos bispos católicos,uniu-se a forças da sociedade, como a OAB, para a defesa de temas centrais, como Direitos. Saiu-se bem, teve apoio do país. Naqueles dias a Igreja Católica representava quase 90% da população do país.

Hoje há uma corrida à chamada conversão a igrejas evangélicas por parte de políticos. Disso são ótimos exemplos Jefferson Cesar (PTB) e o ex-governador Wilson Witzel, que, enrolados com a lei, ano passados, anunciaram estar “aceitando Jesus”. Em busca do tempo perdido…

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi boa tarde, eu sempre comentei que esse tal de Luladrão era um bom vivam um enganador um mentiroso mas com habilidade isso não da pra nega enganou todo mundo e ficou rico riquíssimo e seus filhos então…….. acertou em nomear Juízes aos tribunais com Dilma também os mesmos o inocentaram em 19 processos faltando ainda 11…..pior teve preso pela Justiça Federal e agora o vivaldino quer indenização de um milhão kkkkkkkk de quem o mandou pra Cadeia e com provas que os seus amigos Juízes rasgaram junto com a Constituição o POVO é sábio e saberá na hora do voto separar o joio do trigo aguardem,,,, TREINO É TREINO JOGO É JOGO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -