segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaOs grandes desastres da gestão Rafael Greca em 2021

Os grandes desastres da gestão Rafael Greca em 2021

spot_img

O jornalista político Aroldo Murá fez uma retrospectiva do ano do prefeito de Curitiba, o articulista começa contando que Lucas, o preferido, assume o posto de olhos e ouvidos do alcaide. Isso cria arestas enormes cujos resultados finais para Rafael Greca (DEM) só o tempo dirá…Como é também mistério a questão dos contra6tos dos radares…

O prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo diz que 2021 foi um ano de muitos avanços. Nas matérias que a secretária de Comunicação, Cinthia Amador Guenguini, mandou fazer há números de asfalto por rua, pessoas vacinadas, reformas de prédios públicos, novas estátuas no parque São Lourenço, mostrando o mundo de ilusões que cerca o prefeito.

No entanto, na narrativa oficial, pouco se fala da inacabada Linha Verde, das inaugurações de Greca em pleno período da pandemia, das confusões dos radares da cidade e das tretas com o governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Isso sem contar vexames, com o foi aquele da decisão do prefeito de proibir que os cidadãos doassem alimentos aos moradores de rua.

VEXAMES E MISTÉRIOS

Além de vexames, há mistérios guardados a sete chaves na Prefeitura, como detalhes sobre os contratos dos radares. Assunto proibido de ser examinado fora do círculo íntimo. O remédio já está sendo tentado por cidadãos inconformados: recorrem à lei do direito a informação que, se não cumprida pela prefeitura, fará com que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) se manifeste automaticamente. E nem de leve a informação oficial maquiada trata do “tarifaço do IPTU” consumado por Greca na antevéspera do Natal: aumento sem medidas de taxas municipais acima da inflação. Algumas delas chegando a 15%, atingindo diretamente a quem trabalha pesado para atender à cidade e garantir o ganha pão da sua família. Este é o caso, dos feirantes, sem falar que outros setores produtivos só conseguirão alvarás daqui por diante pagando muito caro. Enfim, todos os que produzem em Curitiba, pequenos, médios e grandes empreendimentos são “contemplados” pelo presente natalino do tarifaço de Greca.

DESMONTANDO EQUIPE

Para lembrar: o alcaide começou 2021 com um desmonte de sua equipe. Após a eleição, muitos secretários não queriam mais voltar e assumir. Teve a saída de sua escudeira e jornalista, a competente Mônica Santana, que deixou a prefeitura em busca de paz de espírito. Ainda em janeiro, foi preciso uma equipe de bombeiros para convencer o então secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Pupi, a ficar no cargo, o qual abandonara em novembro. A mesma ação foi feita para manter o supersecretário Luiz Fernando Jamur, que quase saiu da prefeitura.

LUCAS, SEMPRE ELE

Um forte motivo de insatisfação em quadros qualificados da PMC foi o fortalecimento do assessor especial de Greca, o jovem Lucas Navarro de Souza. Com problemas de saúde, o advogado e amigo de Greca, Giovani Gionédis, dono de bom perfil administrativo, perdeu força para influenciar e orientar o prefeito, função desempenhada atualmente por Lucas, um personagem que infla o “trhiller” da prefeitura, alimentando disse-me-disse e muitas lambanças. Algumas dessas lambanças têm até fumaça de verdade…

Na real, a força que Greca dá a Lucas já respinga até na Cãmara Municipal, onde o líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB), sente que vai perdendo espaço no universo do prefeito.

Na real, a força que Greca dá a Lucas já respinga até na Cãmara Municipal, onde o líder do prefeito, Pier, sente que vai perdendo espaço no universo do prefeito. Isto porque Lucas estaria preparando-se para concorrer4 a deputado estadual, com a bênção do alcaide, posição que é velho sonho do Petruzziello.

ABUSANDO DO CORPO

Por falar em saúde, o prefeito enfrentou um AVC que o comprometeu no começo do ano. O alcaide, que pouco se cuida, ficou internado em hospital. Dona Matilde lembra que sempre depois das festas do fim do ano e nas férias de janeiro, o prefeito passa por internação, o que contabiliza a quinta internação desde que assumiu em 2017. No primeiro semestre, o obeso mórbido Rafael Greca enfrentou a revolta dos donos de bares e restaurantes.

Após colocar a polícia para fechar os bares e comércio da cidade, sob a justificativa do alto índice de contágio por covid na cidade, o Prefeito fez uma grande festa de inauguração do Parque São Lourenço. O prefeito criou um espaço chamado de Memorial Paranista, onde aglomerou centenas de pessoas apenas para agradar a detentora dos direitos das estátuas de João Turin, e seu amigo Maurício Appel.

PITO

Na mesma época, a turma da Saúde da Prefeitura abriu guerra contra o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. Greca queria ser o prefeito da cidade com maior quantidade de pessoas imunizadas e pôs a sua secretária, Marcia Huçulak, em choque com Beto Preto. A prefeitura de Curitiba queria tirar doses da vacina do Interior para a capital. Foi preciso que o governador Carlos Massa Ratinho Junior desse um pito em Greca para a confusão acabasse. Mas o prefeito não parou de se meter em confusão. Continuou pagando de forma errada pelos radares da Consilux e fez ,em paralelo, uma licitação para novos equipamentos. Em uma concorrência que ainda levanta questionamentos, Rafael Greca mandou que a empresa vencedora enchesse a cidade de radares. A meta da chefe do Setran, Rosangela Batistella, também conhecida como ‘Rosangela Ratoeira’, é que ampliar a arrecadação. Elas garantiria que com multas gerradas por s um mil radares só trará benefícios à cidade.

ABUSANDO DO CORPO

Por falar em saúde, o prefeito enfrentou um AVC que o comprometeu no começo do ano. O alcaide, que pouco se cuida, ficou internado em hospital. Dona Matilde lembra que sempre depois das festas do fim do ano e nas férias de janeiro, o prefeito passa por internação, o que contabiliza a quinta internação desde que assumiu em 2017. No primeiro semestre, o obeso mórbido Rafael Greca enfrentou a revolta dos donos de bares e restaurantes.

Após colocar a polícia para fechar os bares e comércio da cidade, sob a justificativa do alto índice de contágio por covid na cidade, o prefeito fez uma grande festa de inauguração do Parque São Lourenço. O prefeito criou um espaço chamado de Memorial Paranista, onde aglomerou centenas de pessoas apenas para agradar a detentora dos direitos das estátuas de Turin, e seu amigo Maurício Appel.

INIMIGOS DEDICADOS

A propósito de Rosângela: autoritária, ela se impôs na SETRAN, escanteando, sem cerimônias, o coronel Felix, elevado à categoria de “rainha da Inglaterra”: reina mas não governa. Todo poder é de Rosângela que foi também conquistando enorme clube de opositores dentro da PMC. Tem um grupo de poderosos inimigos dedicados em todos os quadrantes da Prefeitura. É gente que repete, quando indagda sobre a aversão a Rosângela: “Ela é um trator, passa por cima de qualquer um que se oponha aos interesses dela, nem sempre muito bem explicitados”.

PRESENTE NATALINO

Mais perto do fim do ano, Greca resolveu ser ao Papai Noel dos donos do transporte público. Depois de repassar mais de R$ 200 milhões às empresas, sob justificativa de perdas por causa da pandemia, Greca mudou a forma de controle do transporte, aumentando a margem para as empresas. E os usuários do transportes públicos continuaram sem nenhuma melhoria, apenas indo e vindo, sob risco de pegar Covid-19 em ônibus lotados e apertados. O que se espera para 2022 é que o prefeito não repita a perform ance deste ano, para o bem de Curitiba.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou de férias, mas não deixo de ler o Blog do Tupan, mas Rafael Greca e seus amiguinhos do transporte Coletivo precisam levar um lição do bonzinho Tribunal de Contas do Paraná. Cadê o Fáb io Camargo que iria fazer e desfazer. Passagem Técnica a mais de 7 reais só pode ser brincadeira. Passagem de Araucária a Curitiba a menos de 3 é um parametro que precisamos ter na cabeça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -