terça-feira, abril 30, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaAdvogado Cristiano Hotz tem o desafio ao assumir a Secretaria de Finanças...

Advogado Cristiano Hotz tem o desafio ao assumir a Secretaria de Finanças de Curitiba

spot_img

O jornalista político Aroldo Murá revela que agora é oficial, está no site da prefeitura: Vitor Hugo Puppi deixou na tarde de segunda-feira, 22, o cargo de Secretário Municipal de Finanças da Prefeitura de Rafael Greca de Macedo, confirmando as informações do Blog do Tupan. Na rádio corredor fervilhavam os comentários, durante o dia 22, quase todos assegurando que “ Vitor não aguentava mais a pressão exercida por alguns secretários, dentre eles, Alexandre Jarschel, e o todo poderoso Luiz Fernando Jamur”.

Puppi foi substituído por Cristiano Hotz, um dos mais acatados especialistas em Direito eleitoral, e que tem um currículo público apreciável. Foi, por exemplo, diretor da Copel. Não se pode avaliar o tamanho das pressões sofridas por Puppi. O que é certo é que Vitor Hugo pediu demissão. Oficialmente.

Vitor Puppi é Procurador de carreira do Estado do Paraná, fato que fazia muita gente não entender qual era o motivo de ele ter deixado a próspera carreira de procurador para ser o avalista financeiro de uma gestão que gosta de correr riscos e trocar os pés pelas mãos. E de gastar além das medidas, a ponto, por exemplo, ter tido dificuldades para pagar a segunda parte do décimo terceiro dos funcionários. Observe-se: os rendimentos mensais de um procurador do Estado chegam a R$ 30 mil.

Educado (e de família de muitas posses), extremamente técnico, com sua fala mansa, o Puppi conseguiu tirar muitos secretários arbitrários do sério, quando questionava, por exemplo, uma ação que julgava má gestão, praticada sem observância da lei por seus pares. Não raras vezes, colegas secretários dele teriam até cometido injuria contra ele, durante reuniões com subordinados.

De certa feita, um secretário mais impetuoso e “primitivo” quase partiu para cima de Vitor Hugo, em resposta a irregularidades apontadas. Segundo um vereador, “ Vítor tinha uma equipe própria e era assessorado por pessoas de confiança que não tinham vínculos internos e que faziam a coisa acontecer na maneira dele”.  Vitor comportava-se sempre com segurança: não cedia a pressões de Jamur, por exemplo, para liberação de verbas e aumento de cargos para apadrinhados.Nele, Vitor, o que prevalecia era uma visão mais técnica.

O indicado para substituí-lo é o discreto e experiente advogado Cristiano Hotz, do meio político eleitoral, que já ocupou vários cargos importantes, destacando-se o de diretor na Copel. Ele enfrentará momentos tensos pela frente e vai depender de uma equipe de confiança, o que na Secretaria de Finanças é uma raridade, diante dos fisiologismos com que os cargos são ocupados.

A vinda de Cristiano pode demonstrar que Giovani Gionedis está voltando ao jogo. Isso, se verdade, pode indicar que Rafael Valdomiro Greca de Macedo ficará sob um controle prudente, realidade perdida em dois momentos: primeiro, quando Giovanni adoeceu e retirou-se do dia a dia da Prefeitura; outro, quando o alcaide perdeu a jornalista Mônica Santana, outra conselheira de alto coturno, fator de equilíbrio no dia a dia de um prefeito sanguíneo, conhecido por seus faniquitos, e pelas proclamações “eu posso, eu aconteço, eu demito, eu pago…”.

Giovanni é o mais acatado conselheiro do prefeito Greca de Macedo; é quem muitas vezes segura os ímpetos incendiários do alcaide e sua equipe. A ausência de Gionédis foi percebida muito a partir de atitudes de alguns secretários que passaram a mandar mais que o próprio ‘Imperador das Araucárias”. É aquela história – “a vitória não passa por casa dividida”.

Diante do vazio deixado pela prudência do bom conselho de Gionédis, houve até “ um secretário que achou que era um novo atleta de artes marciais”, afirma dona Matilde da Luz, usando uma imagem que, diz, “para o bom entendedor, meia palavra basta.”

Notícias Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. O Beto Richa retorna, irão “flexibilizar” as finanças, por se tratar de ano eleitoral. Este ajuste de última ora é o agradecimento que o prefeito informal concede ao pressionar a saída do secretário.
    Este novo cenário deve ser analisado, o que representa tal mudança no contexto político, quem são ou serão beneficiados, ou, a quem o ex secretário estaria desagradando, visto que a prefeitura era considerada como modelo de administração em finanças.
    Como pode ser vaidades pessoais, e, este comportamento é combatido, pois, a administração é impessoal.

  2. Cristiano Hotz teve recentemente decretada a indisponibilidade de bens pelo Judiciário por não pagar dívida com escritório de advocacia. Como vai administrar as Finanças do município se nem as próprias Finanças consegue administrar e nem honrar suas dívidas?

    • Não precisa saber administrar nada nas finanças do município Paulo. O Cristiano vai ser só figuração ali , quem manda mesmo são outras pessoas. Só tem gente de competência discutível no gabinete de finanças, a superintendente Daniele dos Santos é uma delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -