terça-feira, abril 30, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica Curitiba“Greca níquel” define uma administração baseada em multas e sanha de arrecadação

“Greca níquel” define uma administração baseada em multas e sanha de arrecadação

spot_img

O articulista e jornalista político Aroldo Murá conta que um atento político que ronda as bases da administração municipal lembra ao site que a atitude do alcaide, mantendo e até ampliando a saga arrecadatória pela máquina de fiscalização da prefeitura, “vai causar o mesmo estrago político que aconteceu anos atrás com prefeito Cássio Taniguchi.” Na época de Cássio, a instalação de radares e a implantação de um novo Departamento de Fiscalização de Trânsito lhe rendeu apelidos da população tal como “Cássio Níquel”. O estrago político foi enorme, sendo que apesar de Cássio ser um excelente planejador de cidades, acabou na época, politicamente deteriorado pelas ações de seus assessores municipais.

HISTÓRIA SE REPETE

O alcaide de Curitiba tem promovido uma intensa ação fiscalizatória. Essa ação envolve equipes de fiscalização urbana, trânsito, tributária, aumento de tributos, vale transporte entre outros…É um conjunto que demonstra o poder do Município de Curitiba em um momento não muito nobre, pois o povo Curitibano sofre e ainda está sofrendo com a Pandemia de covid-19.

Lembra o Taniguchi, com a exceção que Cassio foi sempre reconhecido como bom administrador. Quantas empresas agora, com Greca, fecharam suas portas? Quantos empregos foram perdidos? Quantas vidas foram ceifadas? Essas realidades não interessam ao prefeito e sua equipe. O novo mantra de Rafael Valdomiro Greca de Macedo já pegou: ”Cansei! Cansei! Cansei! Por isso, não aceita debater com os que lhe são “incômodos”, como empresários da ACP…

NOVOS RADARES

Se o cidadão acha que a cidade está cheia de fiscais, radares e auditores, espera-se que a situação piore. O número de radares vai triplicar até o final da gestão de Rafael Greca, com redução de velocidade e sinalização das vias justamente para “educar”o motorista curitibano pelo bolso. As empresas de radares estão fechadinhas com a administração e trabalham em ritmo acelerado na instalação dos novos equipamentos.

O Diário Oficial do Município não deixa mentir, recordes e recordes todos os dias de multas aplicadas pela indústria da multa. Não poderia ser diferente, pois ela é administrada pela mesma equipe de Cássio, que ajudou o ex-prefeito a perder-se politicamente .

 A TROCA DAS 30.000 PLACAS

A arrecadação é justificada com publicidade mostrando que Rafael Greca trocou 30 000 placas de trânsito. O que o contribuinte não observou é que muitas destas placas foram trocadas sem qualquer necessidade; Boa parte delas precisava apenas de água e sabão, uma simples lavagem, como diz um antigo servidor do departamento.

Aliás, a única necessidade imediata, verdadeiramente arquitetada era induzir a arrecadação de multas com mudanças sem critério de velocidade e também o aumento da área de EST@R de Curitiba. (entregue a uma empresa espanhola).

A medida vai inflando os cofres da empresa que administra o estacionamento das ruas de Curitiba e também da Secretaria de Trânsito. Empresa que, dizem línguas afiadas, teria conexão forte com aquela outra que deu títulos e prêmios a Greca, ano passado. Foi o prefeito de uma Capital “Inteligente” – justificaram os espanhóis.

DO PREJUÍZO POLÍTICO

O prefeito tem perdido tanta popularidade que anda desaparecido. Além de um senhor cansado, comentam os asseclas políticos que o desgaste “ está ficando tão grande que inviabiliza uma candidatura a deputado estadual”. Diante da situação, Greca estaria estudando até ficar até o final do mandato…Nesta situação, quem sai prejudicado é Eduardo Pimentel, do partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), personagem renovadora da política paranaense.

Aliás, muitos secretários e assessores já estavam tratando de se encostar em Eduardo Pimentel para “ garantir a mamada na teta da administração pública”, quando ele fosse prefeito. Entre essa turma, destaca-se uma equipe campeã em pular de barco, composta de gente que assessorou Beto Richa e Luciano Ducci. O nome deles é bem conhecido. “Eduardo Pimentel , novo valor na administração pública, precisaria “ ser mais incisivo e independente da turma de Ducci e Beto Richa”, observa um vereador da situação, falando para o site. O governador Ratinho Junior poderia ser a solução para esses problemas, pois tem equipe formada e pronta para socorrer Eduardo, o qual estaria cercado por esses neo-adesistas.

DAS VACINAS ATRASADAS!

Quem observa o ritmo de vacinação de Curitiba percebe que a vacinação dos mais jovens está demorando mais que em outras capitais. Esse atraso é da política centralizadora do alcaide, o qual gosta de ter o controle de tudo que envolve a pandemia. Uma atitude meio patológica, algo que mexe com a psique do prefeito.

Este assunto também desgasta o capital político de Greca, que se até se aproximou novamente do velho companheiro militante Roberto Requião da “Carta de Puebla”, da mamona e do ‘abaixa ou acaba do pedágio’. Requião foi contemplado com uma medalha da Guarda Municipal. Os dois estariam em busca do tempo perdido…Nesse terceiro mandato de Greca, as irregularidades avultam.

Ele agora é um “consolidado” cidadão da terceira idade, 65, ao lado da chamada primeira dama, 78 anos de vida, boa parte deles à sombra do poder público e suas benesses. Como para burro ainda não serve, Greca tem noção de quanto vai perdendo de capital político, boa parte dele conquistado nos tempos de Jaime Lerner (que o revelou e de quem, se afastou) e de Roberto Requião, que por anos o abrigou no Senado e outros penduricalhos públicos.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -