sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaApós denúncias de pacientes amarrados por falta de medicamento, Flávia Francischini questiona...

Após denúncias de pacientes amarrados por falta de medicamento, Flávia Francischini questiona Secretaria de Saúde

spot_img

A informação chocante de que pacientes com covid estão sendo amarrados às macas por falta de medicamentos para intubação nas Upas da capital do Paraná fez a vereadora Flávia Francischini a pedir esclarecimento à Secretaria Municipal de Saúde. O requerimento foi protocolado nesta segunda-feira (24), na Câmara Municipal de Curitiba.

A denúncia foi feita pelo Plural que conversou com profissionais das UPAs Campo Comprido e Boa Vista. Eles relataram que o estoque de neurobloqueadores utilizados no processo de intubação de pacientes acabou em algumas UPAs.

De acordo com a reportagem, a situação exigiu que médicos e enfermeiras amarrassem pacientes nas macas para impedir que eles se movimentassem intubados. O Plural apurou que os medicamentos em falta são atracúrio, cisatracúrio e rocurônio usados após a intubação para manter o paciente imóvel.

“Protocolei um requerimento em caráter de urgência para que a Secretaria de Saúde esclareça à sociedade as medidas adotadas para suprir a falta de remédios e impedir que os pacientes sejam expostos ao procedimento extremamente doloroso e de alto risco. De acordo com o Plural, todos eram pacientes covid-19 graves com ventilação mecânica invasiva e foram intubados na UPA. A Prefeitura nega a falta de medicamentos. Diante do impasse, estamos pedindo oficialmente respostas à Secretaria”, afirmou Flávia.

O documento questiona qual o estoque existente e se a quantidades é suficiente para quantos dias de atendimento, além de indagar a data do último processo de compra, ou dispensa de compra, dos medicamentos atracúrio, cisatracúrio e rocurônio pelo município.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -