quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioGeralAlto da XV e Batel: campeões em incidência da covid-19

Alto da XV e Batel: campeões em incidência da covid-19

spot_img

O jornal eletrônico Expresso descobriu que a prefeitura de Curitiba colocou recentemente (e discretamente) no ar um portal cheio de dados e visualizações sobre a pandemia. E entre eles, estão os tão visados dados sobre os casos de COVID por bairro (que já eram divulgados antes, mas sumiram dos últimos relatórios semanais da Secretaria da Saúde).

Eis as conclusões, com base nos dados da última semana:

O Alto da XV e o Batel são os campeões em incidência da COVID-19 em Curitiba: eles têm um coeficiente de aproximadamente 1.000 casos por 10 mil habitantes. Isso quer dizer, em resumo, que 10% da população desses bairros já se contaminou pelo coronavírus.

Outros bairros da região central com alta taxa de incidência do coronavírus são Alto da Glória (8,3% da população já contaminada), Rebouças, Mercês e Bom Retiro (estes, com aproximadamente 7,5% da população afetada).

Mais ao sul, aparecem em destaque, como bolsões vermelhos, Hauer, Novo Mundo, Capão Raso e Pinheirinho, além do Caximba (todos com entre 9% e 8,5% de contaminação) – demonstrando a alta incidência de casos na região Sul de Curitiba.

Entre os bairros com menor incidência, estão alguns dos menos populosos, como Lamenha Pequena e São Miguel, mas também o Tarumã, o Jardim Botânico e o Jardim das Américas – coincidência ou não, alguns deles têm um elevado percentual de casas, em vez de apartamentos. (O Expresso).

Infelizmente, o painel da prefeitura não detalha os óbitos por bairro (coisa que já pedimos via Lei de Acesso à Informação, mas que não nos foi franqueado). Isso só dá para ver por regional da cidade: a Matriz (leia-se, região central) é a com maior coeficiente de mortalidade, seguida pelo Pinheirinho.

Status: como mostram os dados do Monitor COVID-19 Curitiba, continuamos em tendência de alta na pandemia em Curitiba – e pior que isso, com uma situação gravíssima nos hospitais. Uma projeção indica possibilidade de colapso do sistema de saúde nesta semana. Por você e pelos outros: fique em casa.

Notícias Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Os parques de Curitiba, onde as pessoas caminham ao ar livre, foram fechados pela prefeitura. E os ônibus lotados, com gente fungando todo dia no cangote uns dos outros, como é que fica?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -