domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaFestival Cine Tornado apresenta mostra de Fernando Severo

Festival Cine Tornado apresenta mostra de Fernando Severo

spot_img

O Festival Cine Tornado 2020, em parceria com o Spcine Play, está apresentando uma mostra com cinco documentários do cineasta Fernando Severo, três deles em co-direção com outros realizadores. Os filmes ficam em cartaz até o dia 17/12, com acesso gratuito na plataforma Looke através do link:

https://www.looke.com.br/movies/dist/spcine/cine-tornado-convidadosfbclid=IwAR3PGir3FuDDl79Qrksh2Nwa1gqoJZUHDGNvDqpyEUaE6rL9ZJMSL55s6yk

Fernando Severo é realizador de mais de quarenta filmes como diretor, roteirista e montador, que receberam dezenas de prêmios em festivais nacionais e internacionais. Foi diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná de 2011 a 2016.  É doutorando e pesquisador em cinema, com diversas publicações e participações em eventos nacionais e internacionais nas áreas de audiovisual e comunicações. Dedica-se também a atividades didáticas,  exercidas nas últimas décadas em instituições como a Universidade Estadual do Paraná, PUCPR, Universidade Positivo, Universidade Tuiuti e Centro Europeu.  

Filmes da mostra:
A Polaca (2013, 70 min.)Uma original história de amor está por trás do quadro “A Polaca”, considerado pela crítica o melhor retrato brasileiro pintado na década de 1930. O filme entrelaça a história de seu autor, Guido Viaro, pintor italiano radicado em Curitiba e de sua musa de origem polonesa, Hedwiges Mizerkowski.

Festa de Separação (co-direção de Evaldo Mocarzel) (2012, 25 min.)O filme registra e expande o documentário cênico “Festa de Separação”, concebido e encenado pela atriz Janaina Leite o músico Fepa, discutindo os meandros de sua relação amorosa e o processo de separação do casal.

Helmuth Wagner – Alma da Imagem (co-direção de Ingrid Wagner) (2009, 50 min.)Radicado em Curitiba desde a infância, o fotógrafo catarinense Helmuth Wagner (1924-1988) deixou um extraordinário legado fotográfico sobre a natureza, a cultura e o povo do Paraná. Unindo perfeição e inovação técnica a um grande domínio da expressão artística, suas fotos influenciaram várias gerações de fotógrafos e lhe valeram inúmeras premiações nacionais e internacionais.

O Significador de Insignificâncias (co-direção de Diego Lopes) (2014, 15 min.)O multi-artista Hélio Leites une artes plásticas, poesia e performance para criar ações minimalistas de intervenção urbana. Chamado pelo poeta Paulo Leminski de “significador de insignificâncias”, recicla materiais destinados ao lixo e constrói com eles um universo próprio repleto de novos significados.

Xetá (2010, 20 min.)Durante o desordenado processo de colonização do noroeste do Paraná, nos anos 40 e 50, foi avistada uma população indígena que até então havia tido pouquíssimo contato com o homem branco. Em pouco tempo o povo Xetá foi expulso de suas terras e disperso para outros locais. A quase extinção dos Xetá acabou contribuindo para provocar um desastre ecológico irreversível na região.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -