sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaMulheres buscam ampliar representatividade, mas partidos castigam no Paraná

Mulheres buscam ampliar representatividade, mas partidos castigam no Paraná

spot_img

Há 88 anos o voto feminino foi aprovado, desde então “elas” vem tentando conquistar espaço na política brasileira, na paranaense e em Curitiba, mas não está fácil, os partidos sempre encontram uma maneira de segurar as candidaturas, não liberando recursos do fundo eleitoral para que as meninas cheguem a um maior número de eleitores, principalmente quando concorrerm as vagas das Câmaras de Vereadores.

A reportagem publicada ontem com as candidaturas femininas do DEM é um exemplo, a maioria delas recebeu apenas mil reais, enquanto outra candidata, Rafaela Lupion, prima do presidente estadual do partido do Paraná, teve acesso a R$ 60 mil.

O PL também passou pelo mesmo problema, as mulheres queriam 30% do fundo, mas o partido disse que não poderia dar, fechando a porta para aparecimento de novas lideranças.

O mesmo acontece com o Patriotas, com o Solidariedade, com o PTB, PSDB,  PSL, PSB, PSC, PT, Republicanos, PDT, Podemos e outras siglas menos abonadas.

É bom lembrar que 2020 será a primeira eleição em que valerá a reserva de pelo menos 30% dos fundos eleitoral e partidário para financiar candidatas, o que promete muita confusão após a eleição.

A situação da representatividade feminina é tão crítica que existe até uma proposta de Emenda à Constituição em tramitação na Câmara, já aprovada pelo Senado, prevendo um mínimo de vagas para mulheres em todos os âmbitos do Legislativo, do deputado Roberto Pessoa (PSDB-CE)

Notícias Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Tem um grande problema pra formar chapa de mulheres nos partidos, nem sempre se encontra mulheres pra completar a chapa. E pra ser candidato (a) a pessoa tem que ter um ponto de partida representar uma instituição ou ter um grupo forte. Não basta ter o dinheiro do fundo partidário ou recurso próprio.

  2. Bom dia,quero agradecer o vereador Alex Rato,Geovane Fernandes e Cacá Pereira pela promessas feitas e não cumpridas para os candidatos a vereadores do Patriota,estamos fazendo uma carta de renúncia coletiva que iremos protocolar junto ao Tre na data do dia 05 de novembro de 2020.Nem o fundo partidário para as mulheres,nem o fundo da cota de negros e pardos os senhores vereadores não repassaram,só esse motivo já dá impugnação da chapa do Patriota de Curitiba,todos os candidatos sabem que os ilustres vereadores pegaram R$60.000,00 do partido Psl é isso também está no processo,desejamos aos 3 vereadores Boa sorte

  3. As mulheres merecem muito mais espaço na política. Sem contar a distribuição igualitária dentro do partido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -