sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaGoura defende uma cidade feita para todos e todas

Goura defende uma cidade feita para todos e todas

spot_img

O programa de governo do prefeito Goura (PDT 12) prevê uma Curitiba que resgate uma preocupação central que qualquer administrador municipal deveria ter: governar com prioridade para as pessoas. Trata-se de uma filosofia de trabalho que permite olhares para políticas públicas que incluam com prioridade as pessoas nos mais variados setores, desde o econômico, passando pelo cultural, a saúde, segurança e chegando até o social.

Essa sinergia precisa estar conectada não só com os habitantes de Curitiba, mas de toda a região metropolitana. Um prefeito precisa ter a sensibilidade de que suas decisões causam impacto em toda a região vizinha à capital do Paraná. Esse jeito de olhar para construir uma outra Curitiba possível é necessário, pois a água que bebemos, por exemplo, vem de Piraquara, e o lixo que geramos, vai para Fazenda Rio Grande.

Goura, se eleito prefeito, vai ter ações na área da Educação, pois é lá na base que se começa a ensinar essa outra cidade mais humana, acolhedora e que respeita o seu próximo. Por falar nesse acolhimento, vamos pensar nas mães, que precisam de vagas garantidas nos CMEIs, para deixar seus filhos durante o dia e poder trabalhar para garantir o sustento da casa.

Isso sem falar no fortalecimento da educação de jovens e adultos e reforço das atividades escolares em sala de aula e fora dela, com valorização dos professores e demais servidores públicos, categorias que o atual prefeito tirou direitos de forma injusta e sem o devido diálogo.

Goura quer uma cidade que olhe para o SUS como um aliado da população que mais precisa da saúde pública. Além disso, o prefeito que a cidade precisa quer também incentivar ações de esporte e lazer nos bairros, unindo a questão do incentivo a atividades saudáveis e opções para as pessoas ficarem em seus bairros, aumentando a sensação de segurança.

Nesse ponto, no já mencionado fator de valorizar o servidor, a Guarda Municipal terá papel estratégico na fiscalização comunitária dos equipamentos públicos, servindo como braço auxiliar da polícia no patrulhamento ostensivo.

Os micro e pequenos empreendedores, cujo setor é o que mais emprega pessoas em qualquer lugar do país, vão receber atenção especial, com linhas de crédito diferenciadas, programas de orientação de gestão de seus negócios e eventos nos bairros voltados para fomentar suas atividades.

É essa dinâmica que o Goura quer para a cidade e garantir a geração de emprego, renda e dignidade, num momento tão difícil como o atual, com a pandemia da Covid-19 ainda causando estragos. As pessoas precisam se sentir amparadas e com chances de virar o jogo.

Uma cidade democrática passa pelo respeito à diversidade de pessoas e o seu jeito de ser e se manifestar. Goura tem ações na cultura, na valorização do artista local e eventos que divulguem as diferentes faces sociais e culturais de Curitiba para sua gente.

Com essa visão, é possível cobrar dos concessionários de serviços públicos (transporte coletivo e coleta de lixo, por exemplo) que devolvam à população um atendimento de qualidade, com preços justos para os usuários.

Essa cidade ficará ainda melhor quando pensar políticas públicas, como o Goura e sua vice Ana Moro defendem, que estejam voltadas para um município ambientalmente sustentável, com rios recuperados, mais áreas verdes e resgate daquelas que continuam com potencial para gerar qualidade de vida. Por falar nela, serão lançadas uma série de ações de mobilidade que garantam mais ciclovias e um trânsito voltado para proteger motoristas, mas também outros usuários, como ciclistas e pedestres.

Toda essa mudança urgente para construir uma outra Curitiba possível contará com o apoio dos especialistas das nossas universidades que têm material de sobra, como estudos e pesquisas, para colaborar com ações urbanísticas inovadoras.

É por meio do diálogo que o Goura e a Ana querem criar essa nova cidade, resgatando outras políticas públicas que já deram certo no passado e podem gerar muito mais no futuro. São os conselhos da pessoa com deficiência, uma secretaria especial voltada à defesa da mulher e espaço para as crianças trocaram ideias e ajudarem o prefeito a governar.

As pessoas devem ter a oportunidade de apresentar seus olhares para uma Curitiba mais justa e solidária. É isso que o Goura e a Ana estão preparando para Curitiba, e acreditamos que você também vai querer fazer parte dessa caminhada. A cidade é uma realidade coletiva, portanto, é nossa. Lembre-se disso.

Notícias Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -