O tema da segurança pública em Curitiba e as ações que o poder municipal pode promover neste setor foram debatidos pelo Goura, candidato a prefeito do PDT, com dois renomados especialistas: o delegado Orlando Zaccone, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e o professor universitário Maurício Dieter, doutor em Criminologia de Direito Penal da graduação e pós-graduação do curso de Direito da USP (Universidade de São Paulo).
Goura disse que a guarda, em Curitiba, tem sido atingida pela perda de direitos e falta de apoio a suas reivindicações. “É injusto colocar na mochila da guarda a responsabilidade da segurança pública”, disse o pedetista, diante dos problemas existentes atualmente que prejudicam o trabalho da corporação.
Goura considera que um plano para o setor de segurança pública deve promover a ocupação dos espaços públicos, por exemplo. “Isso terá consequências na área de segurança, quando se tem pessoas vivenciando os espaços públicos, circulando pelas ruas e a existência de um comércio vivo dos bairros. Realmente, estes espaços vão tornar mais seguros”, disse.
O pedetista ainda falou sobre garantir oportunidades de cultura e lazer para os jovens, investimentos na área social, que possam barras situações de vulnerabilidade e, assim, evitar um ciclo de violência contínuo nos grandes bairros da cidade.