A Curitiba 2021-2024 de Fernando Francischini será mais humana e inclusiva. Nesta terça-feira (6), o candidato a prefeito apresentou algumas das suas propostas para a prefeitura, como a criação de uma Secretaria da Pessoa com Deficiência e um Centro de Capacitação para os profissionais que atuam no atendimento e tratamento daqueles que necessitam de um cuidado especial.
Francischini esteve em um café da manhã na Federação Estadual das Instituições de Reabilitação no Estado do Paraná (Febiex) e anunciou, além de secretaria especializada, uma obra importante para o aperfeiçoamento de profissionais do setor.
“Me comprometi em transformar Curitiba em uma referência nacional no acompanhamento de pessoas com deficiência. Isso é um compromissos pessoal, não só como candidato”, disse Francischini, que é pai de Bernardo, um menino autista de 10 anos.
“O centro de capacitação é uma grande obra para capacitar profissionais da educação, saúde e segurança e também as famílias, cuidadores e tutores para atender desde crianças até adultos que precisam de auxílio para procurar emprego”, explicou.
Ele garante que Curitiba só será uma capital de inclusão quando for possível capacitar e ensinar aqueles que convivem com as pessoas com deficiência. “Hoje falta informação e sobra boa vontade. O curitibano e a curitibana querem ajudar e vamos trabalhar para isso”, acrescentou.
Caminhada – Francischini também visitou o Fazendinha, na região sul, a mais populosa da capital, onde almoçou com comerciantes da região.
Depois, caminhou por lojas e estabelecimentos para ouvir as necessidades dos curitibanos. A maior preocupação da população é com a retomada da economia após a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
Francischini falou das suas propostas para resgatar 50 mil empregos perdidos nos últimos meses e do pagamento de um auxílio emergencial temporário da prefeitura no início de 2021 para ajudar os mais necessitados.
O programa estabelece que os recursos do auxílio sejam gastos, principalmente, no bairro onde o beneficiário mora, para fomentar o comércio local e gerar renda e empregos.
Ganhou meu voto. Nós não aguentamos mais a omissão de Greca e as trapalhadas do líder Pier Petruzziello para o segmento.
Gustavo Fruet implantou essa secretaria na condução de Mirela Prosdocimo.