segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaPSDB pretende voltar ao comando da prefeitura de Curitiba e vai apresentar...

PSDB pretende voltar ao comando da prefeitura de Curitiba e vai apresentar 45 propostas

spot_img

O pré-candidato do PSDB a prefeito de Curitiba, Edson Lau, disse que não adianta os outros pré-candidatos ficarem se estapeando pelos apoios do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do presidente Jair Bolsonaro enquanto não apresentar as propostas para uma cidade pós-pandemia.

O povo está cansado, diz Edson Lau, dos mesmos com o mesmo papinho (de campanha eleitoral). “As pessoas estão sofridas por conta da pandemia e suas consequências, eu prefiro nesse meio tempo estudar um diagnóstico preciso e apresentar ideias que reflitam a esperança que todos precisam”, diz Edson Lau nesta entrevista exclusiva.

“Devo admitir que alguns (outros pré-candidatos) são mais conhecidos que eu, têm máquinas e milhões ao seu dispor, mas não me preocupo, pois como disse antes, sei que o eleitor curitibano vai procurar o melhor candidato e, sem falsa modéstia, sei que posso representar esse papel. Eles estão por aí se estapeando pelo apoio do governador Ratinho Júnior, passando pano para o presidente Bolsonaro, e/ou batendo gratuitamente na atual gestão”, completa.

Por que decidiu se colocar à disposição do PSDB para ser o candidato a prefeito? Quais seriam suas principais bandeiras e propostas?
Ninguém toma uma decisão dessa sozinho, o PSDB teve duras respostas das urnas na eleição de 2018, por várias razões. Precisamos reconectar o partido com a população.

Com esta avaliação fui “provocado” por lideranças importantes e pela militância do partido, cito em especial o líder do PSDB na Assembleia, deputado Michele Caputo, avaliamos que no momento de polarização política que vivemos é importante para marcar uma posição firme e sóbria. O PSDB nasceu em 88, num momento ímpar da nossa história, como o partido da esperança, vamos resgatar esse sentimento.

Sobre as bandeiras é importante falar que Curitiba, apesar de ter tido relativo êxito no século XX, entrou na segunda década do século XXI com o pensamento do passado e corremos o risco de ficar para trás. Somos uma cidade muito desigual.

Até a convenção, o PSDB de Curitiba vai apresentar 45 ideias para a Curitiba do futuro, estão divididas em 5 eixos: modernização administrativa, atendimento humanizado ao cidadão, ações pós-covid, educação e iniciativas de impacto, algumas delas já estão em nossas redes sociais e site. Todos os dias lançamos algo relacionado às discussões que fazemos internamente no partido.
 
Será sua primeira experiência como candidato e já vai direto para o executivo, não teme o fato de não ter sido “testado” pelas urnas antes de uma candidatura do porte de prefeito de Curitiba?

De forma alguma.  O governador de São Paulo, João Dória, em sua primeira experiência com as urnas também foi numa candidatura majoritária, no caso a prefeitura de São Paulo. Ele se saiu tão bem que logo foi alçado ao governo do maior estado do Brasil. Cássio Tanigushi também não tinha sido “testado” antes e venceu a eleição aqui em Curitiba. Conheço a máquina pública por dentro, sei seus entraves, desafios e virtudes, além disso, como pré-candidato não devo nada aos outros, estou pronto para o debate com qualquer um e, depois disso, gerir a cidade com responsabilidade e senso de dever histórico.
 
Muito provavelmente, essa será a eleição com o maior número de candidatos da história de Curitiba, tanto para prefeitura quanto para a câmara municipal. Como o senhor avalia os seus concorrentes e o quadro sucessório da cidade?

Devo admitir que alguns são mais conhecidos que eu, têm máquinas e milhões ao seu dispor, mas não me preocupo, pois como disse antes, sei que o eleitor curitibano vai procurar o melhor candidato e, sem falsa modéstia, sei que posso representar esse papel. Eles estão por aí se estapeando pelo apoio do governador Ratinho Júnior, passando pano para o presidente Bolsonaro, e/ou batendo gratuitamente na atual gestão.

Eu prefiro conversar com as pessoas, sentir suas necessidades, falar sobre ideias e propor algo para o futuro. O povo está cansado dos mesmos com o mesmo papinho, as pessoas estão sofridas por conta da pandemia e suas consequências, eu prefiro nesse meio tempo estudar um diagnóstico preciso e apresentar ideias que reflitam a esperança que todos precisam.
 
O senhor já foi presidente da juventude do partido, do conselho estadual da juventude, atuou em diversas de esferas de política públicas voltadas para o jovem. Qual o diferencial que uma candidatura jovem traz para o cenário político da capital? Como a sua experiência vai ajudar no diálogo com a juventude, a periferia e se concretizar em políticas públicas?

Estatisticamente o jovem é quem mais sofre com a violência e o desemprego, algo muito distante da realidade dos meus maiores adversários. A história do jovem Matheus no Rio de Janeiro é simbólica: se mata todos os dias no trabalho como entregador de aplicativo, aí, consegue parcelar em oito vezes um relógio para presentear seu pai, ao entrar no shopping é perseguido e sofre violência, que só não foi pior por conta de alguns funcionários e clientes. Existem milhões “Matheuses” nas grandes cidades, o jovem brasileiro sobrevive no “level hard”.

Esses anos todos trabalhando e convivendo com jovens de todo o Brasil pude entender e vivenciar essa tônica, o desafio posto é fazer com que os impostos pagos se tornem políticas públicas efetivas, costumo dizer que se o Estado não chega na periferia com educação e saúde, vai chegar em forma de viatura, precisamos enfrentar essas desigualdades e dar oportunidades iguais para todos.  
 
O PSDB já foi o partido com o maior número de cadeiras no legislativo municipal, e agora já não tem mais essa força, como a sua candidatura pode ajudar na reconstrução do partido?

Como disse anteriormente, precisamos promover o reencontro do PSDB com o eleitor, fincar nossas bandeiras, ter propostas ousadas, dinâmicas e exequíveis, falar abertamente sobre tudo e ter humildade. Temos uma chapa quase toda composta por gente que nunca concorreu antes, mas todos estão alinhados com o discurso e os princípios do partido, qualquer reconstrução não é fácil, mas vamos fazer bonito e colher bons frutos no futuro.
 
Ainda nesse assunto, já fazem 12 anos que PSDB não disputa a prefeitura de Curitiba encabeçando a chapa, por que agora será diferente?

Estamos num momento político polarizado, não só aqui no Brasil, mas no mundo todo. Nunca a democracia foi tão maltratada e contestada, acho que nossa participação nessa eleição é também uma ode ao processo democrático. Quero que o PSDB de Curitiba seja um instrumento para que possamos arraigar no Brasil um pouco mais do que o ex-presidente FHC chama de “alma democrática”. Além disso, sei que nossas propostas podem contribuir para a promoção de um debate mais elevado em nossa cidade.
 
Na última eleição, o partido tinha conseguido emplacar a vice na chapa ganhadora de Rafael Greca, porém Eduardo Pimentel trocou o seu partido pelo PSD do governador Ratinho Júnior. Como essa perda influenciou os rumos do PSDB nestas eleições?

A política brasileira é muito marcada pelo personalismo, o PSDB também não está imune à este processo, tanto nacional quanto localmente. Por isso, a saída ou problemas com quaisquer lideranças costumam impactar as legendas. O Eduardo é um grande amigo pessoal, que tem nosso respeito, mas fez uma escolha política que não convergiu com o pensamento do PSDB. A escolha do Eduardo se deu por conta da intransigência do atual prefeito com relação ao PSDB, claro que essas posturas nos colocaram em campos antagônicos nas eleições.
 
O ex-prefeito e ex-governador Beto Richa, de quem você compôs os governos, foi a principal liderança do partido e quase unanimidade na política paranaense, porém depois de diversas operações de combate a corrupção, ele não conseguiu se eleger senador e muito dos seus ex-aliados buscam se desvincular dele. Como o senhor enxerga esse processo? O legado de Beto Richa deve ser restaurado ou superado?
Acho até engraçado outros políticos tentando se descolar dele, com exceção ao PT e suas adjacências, todos os meus adversários cortejaram ou bajularam o ex-governador Beto Richa, se ficam confortáveis ou não com sua biografia, sorte ou azar deles.

O excesso de personalismo da política brasileira faz com que se discutam mais nomes e menos ideias, eu sou o mais tranquilo com relação a isso, compus seu governo e sou do partido dele sim, isso me dá liberdade para avaliar com honestidade seu legado no campo das ideias: ele deixou de ser prefeito há 10 anos, naturalmente existem ações e ideias que podem ser reproduzidas ou requalificadas, outras não. Por exemplo, acho que temos que voltar com os Contratos de Gestão, uma forma de ter metas claras, objetivas e factíveis, no acompanhamento da execução e resultados das ações da Prefeitura.

A biografia do Edson Lau é minha e estou bem tranquilo com relação a isso. Quem tem problemas com a falta de coerência e o oportunismo do passado que se vire para explicar, é engraçado.
 
Curitiba muito se orgulha de sua “origem européia”, porém rejeita de certa forma seus traços negros e africanos. Isso está refletido na falta de liderança negras ocupando cargos de destaque como prefeito ou governador do estado.  Como a sua candidatura pretende superar essas barreiras?

Será dificílimo! Sou pré-candidato por um partido grande da política brasileira, ainda assim, não tenho o mesmo espaço que alguns dos meus adversários, é difícil não entender esta situação como uma silenciosa forma de racismo estrutural.

Acho que nossa pré-candidatura pode significar muito para mostrar que Curitiba é uma cidade plural e que foi construída por muitos povos. Outro ponto positivo é o que costumo chamar de “espelho”, crianças e jovens negros não se enxergam representados pela política. Como vamos falar em democracia, se estamos no estado mais negro do Brasil e temos apenas 3 vereadores negros em Curitiba, nenhum secretário municipal na capital, apenas um secretário de estado, 3 deputados estaduais e 5% dos magistrados no TJ?

Se eu não falar sobre isso, quem vai falar? Não dá mais para esperar a benevolência da nossa elite, precisamos de ação e estou pronto para agir.
 
Quais as suas propostas de combate ao racismo, valorização da população negra e periférica de Curitiba, e mudar essa visão de que Curitiba seria uma cidade branca?

A visão que temos que propagar é que Curitiba é uma cidade plural e que dá a todos os seus filhos oportunidades iguais.

Sobre propostas, um dos primeiros passos é garantir a plena execução da lei 10.639/2013 em todos os equipamentos escolares. Educação é fundamental para vencer o racismo estrutural, por isso vamos promover a da requalificação dos servidores da educação e aquisição de material didático. Temos símbolos curitibanos de valorização da nossa cultura e de combate ao racismo, é importante “atravessarmos nossa Selma”.

Outro ponto importante é estrutura nas periferias, pouco antes falei sobre desigualdades e oportunidades iguais para todos, o poder público tem que ajudar retirar as barreiras invisíveis que nossa população tem que enfrentar. Infelizmente, o que acontece é que o estado brasileiro só reforça desigualdades.

Outras duas ideias que sempre falo é ter a qualificação e inserção profissional inteligente, aumentar a renda da população negra pode impulsionar a economia local. Fortalecer a permanência estudantil com atenção para os pontos críticos da evasão é outra ideia, para isso temos que ter uma forte parceria com o Governo do Estado no ensino básico, e com o governo federal e as casas de estudantes no ensino superior.

Notícias Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sei porque o Edson Lau fica se alugando,já que todos sabem que o PSDB esta fechado com o delegado Francischini?

  2. Fala muito bonito, mas não vai resolver nada, estava no governo do Beto e tbem não fez nada, só marketing para gringo ver, nem negro tinha na secretaria dele, kkkkkkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -