Aeroporto do Sudoeste avança e participação de Traiano no projeto foi decisiva, diz Pedron

Sandro Alex, Ademar Traiano e Ratinho Junior (Foto: AEN)

O sonho da construção do Sandro Alex, Ademar Traiano e Ratinho Junior deu mais um passo importante para se tornar realidade. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, em nova demonstração de comprometimento com a obra, autorizou e delegou oficialmente ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, competência para “formalizar convênios e contratos de exploração de aeródromos e estrutura aeroportuárias no Estado do Paraná”.

A única estrutura aeroportuária em andamento no Paraná é o Aeroporto Regional. Com essas credenciais o secretário vai assinar convênio com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e liberar o recurso de R$ 3 milhões destinado pelo Governo Federal ao Projeto Executivo do Aeroporto Regional do Sudoeste.

Para o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, coordenador do projeto do Aeroporto pela Amsop, passos fundamentais para tornar realidade o Aeroporto Regional foram dados, entre eles destaca a declaração de utilidade pública para a área em Renascença onde ele será construído e a autorização do governador de assinatura do convênio com o Governo Federal.

“Mas nada disso seria possível sem a participação decisiva do deputado Ademar Traiano. Ele usou de todo o seu prestígio junto ao governador para convencê-lo da importância da obra e engaja-lo nesse projeto”, diz Pedron.

“Traiano mostrou que o Aeroporto é fundamental não só para o Sudoeste, mas para todo o Paraná. É um projeto que deve levar de 7 a 8 anos para ser concluído. Mas para estar saindo do papel e ganhando forma devemos muito ao deputado Traiano”, enfatiza o vice-prefeito de Beltrão.

Para Traiano, a duração da obra não assusta, o importante é que começou a se viabilizar. “Acredito que o governador, Carlos Massa Ratinho Junior, que está fazendo um ótimo governo, vai se reeleger. Assim, terá tempo hábil para iniciar e concluir essa obra que será fundamental para dar ainda mais dinamismo e estrutura para o Sudoeste”.

O presidente da Alep lembrou que a delegação do governador para que o secretário Sandro Alex seja o interlocutor de Ronei Saggioro Ganzmann, secretário nacional de de Aviação Civil é um passo fundamental para que o Paraná firme convênios e tenha acesso aos recursos para a execução do Projeto Executivo do Aeroporto.

Traiano destaca que o Aeroporto Regional do Sudoeste é um projeto que ganhou apoios que transcendem as fronteiras do Paraná, tem o apoio de prefeitos de municípios de Santa Catarina que desejam escoar sua produção por esse terminal”. O decreto de declaração de utilidade pública para a desapropriação do imóvel do aeroporto regional, na Linha Buriti, em Renascença, que já foi assinado pelo prefeito Lessir Bortoli é outro passo fundamental.

O deputado recorda que o projeto do Aeroporto Regional foi um desafio. “Delegaram a mim a tarefa de conduzir as conversas com o governador. Foi uma batalha difícil. O próprio governador sabia das dificuldades de obter apoio federal, num momento em que há um movimento muito grande pela privatização de aeroportos. Ainda assim, ele nos ouviu, ligou para Brasília, manteve contatos com a Secretaria de Aviação Civil, marcou audiência em Brasília, e conseguiu mobilizar o interesse da SAC e do governo federal neste projeto”.

1 COMENTÁRIO

  1. Já na China, um aeroporto do tamanho de Guarulhos é construído em 1,5 anos. Com a estação de passageiros, pista mínima de 2.500m de comprimento por 45m de largura (2.500 x 45m) em cimento Portland, nada de asfalto mole. Se o aeroporto em questão é considerado como principal ou de carga da região, terá pista de 3.500 x 45m. Voo por instrumento GPS e ILS, etc. etc. etc. e todas as benfeitorias.
    Normalmente, um Aeroporto Regional no Brasil leva 15 anos do projeto ao término da obra.
    Enfim, a notícia é boa, basta esperar. Em ano eleitoral todos querem ser pai ou padrinho de um projeto de aeroporto. Saudações & bons voos,

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