sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáPSD e PSL são os partidos que mais cresceram no Paraná em...

PSD e PSL são os partidos que mais cresceram no Paraná em 2020

spot_img

* Emerson Cervi

Teremos eleições municipais em 2020 (pelo menos é a expectativa). Como foi a mobilização dos partidos nos Estados de vocês para as próximas eleições municipais? No Paraná, os dados estão no gráfico ao lado.

A parte azul mostra o número de filiados regulares em abril de 2020. É dali que sairão os candidatos a prefeito e vereador dos 399 municípios paranaenses. Ao todo, o Paraná tem hoje pouco mais de um milhão de filiados, representando 12,5% do total de eleitores (esse percentual é próximo da média nacional). O partido com maior número de filiados é o MDB, com mais de 157 mil, seguido de PP, com 99 mil, PSDB, com 77 mil, e PT com 73 mil.

As cores das barras indicam os partidos que mais ganharam proporcionalmente em 2020, aqueles com mais filiações entre janeiro e março de 2020. O percentual de novos filiados em relação ao total está indicado dentro das colunas. Os dois partidos que mais ganharam foram o PSD, com 37% do total tendo sido filiados em 2020; e o PSL, com 30%. Pelo menos no caso do Paraná o PSL parece não ter sentido a saída turbulenta do presidente Bolsonaro de suas fileiras.

A parte vermelha do gráfico indica o número de desfiliados a pedido, cancelados e desfiliados pela justiça eleitoral. Ela segue mais ou menos o tamanho atual dos partidos. Quanto maior e mais antigo for o partido, mais desfiliados ele tende a acumular ao longo do tempo – o que é óbvio.

Os sete maiores partidos em número de filiados no Paraná tiveram um crescimento pequeno em 2020, girando em torno de 5% do total, ainda que em números absolutos isso represente mais que a maior parte dos partidos pequenos. Em termos de crescimento interno, além do PSD e PSL, também são significativos os crescimento de filiados no Cidadania, Republicanos, Podemos, PSB e PROS no Paraná.

Enfim, a partir daí podemos começar a pensar sobre as “ofertas” que os partidos farão aos eleitores em outubro de 2020. Olhando no geral dá para perceber que os partidos da direita tradicional (PP,PSD, PSL, Cidadania, Republicanos) apresentaram os maiores avanços em termos de filiações.

No jogo pré-eleitoral, no Paraná, a balança já começou pesando a favor dessa parte do espectro ideológico.

* Emerson Cervi é professor na UFPR

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Se o PSD apoiar o Greca, o PSL será o maior partido de Curitiba. Aí em 2020, o Francischini é candidato ao governo do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -